Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Angélica Mayara de Melo-
dc.date.accessioned2024-02-09T15:15:55Z-
dc.date.available2023-12-13-
dc.date.available2024-02-09T15:15:55Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29492-
dc.description.abstractThis work's main objective was of preparing a course proposal on the Flag Element in schools’ marching bands developed on the basis of the unfolding of the specific objectives of conceptualizing and historicizing school’s marching bands and the Flag Element within the choreographic body; identify the patterns performed within the choreography groups of school marching bands based on Rudolf Laban's theories and develop a course with artistic presentation based on the patterns identified during the research. Methodologically organized as an exploratory, qualitative, and descriptive research, developing a bibliographical survey on the martial environment, qualifying, and describing the characteristics of the choreographic body group, especially with the use of the Flag Element. It is relevant way when it comes to the relationship between this manifestation and the teaching of dance, especially in the school space, contributing to the field of studies in dance and education within this perspective. It presents in its final considerations, which is due to the results of analysis and discussions, about the potential of this field as a space for teaching and teaching dance, from a perspective of respect and appreciation of bodily diversity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-09T15:15:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMMB13122023.pdf: 3307224 bytes, checksum: 9f534e70775f46f48b841e0cb194370f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-09T15:15:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMMB13122023.pdf: 3307224 bytes, checksum: 9f534e70775f46f48b841e0cb194370f (MD5) Previous issue date: 2023-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança (Licenciatura) - TCCpt_BR
dc.subjectDança - Ensinopt_BR
dc.subjectBandas marciais escolarespt_BR
dc.subjectBandeira - Elemento - Dançapt_BR
dc.titleTransferências, rotações e arremessos no corpo coreográfico : uma proposta de ensino do elemento bandeira nas bandas marciais escolares.pt_BR
dc.title.alternativeTransfers, rotations and throws in the choreographic body: a proposal for teaching the flag element in school marching bandspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Schulze, Guilherme Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239717664426193pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como objetivo principal de elaborar de uma proposta de curso sobre o Elemento Bandeira nas Bandas Marciais escolares, desenvolvido com base dos desdobramento dos objetivos específicos de conceituar e historicizar as bandas marciais escolares e o Elemento Bandeira dentro do corpo coreográfico; identificar os padrões executados dentro dos grupos de coreografia das bandas marciais escolares a partir das teorias de Rudolf Laban e desenvolver um curso com apresentação artística a partir dos padrões identificados durante a pesquisa. Metodologicamente organizada enquanto uma pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva, desenvolve levantamento bibliográfico sobre o meio marcial, qualificando e descrevendo as características do grupo do corpo coreográfico, sobretudo com o uso do Elemento Bandeira. Coloca-se de forma relevante no que trata da relação desta manifestação com o ensino da dança, sobretudo no espaço da escola, contribuindo para o campo de estudos em dança e educação dentro desta perspectiva. Apresenta em suas considerações finais, que se dá em decorrência dos resultados de análise e discussões, sobre a potencialidade desse campo como um espaço de atuação docente e de ensino da dança, sob uma ótica de respeito e valorização das diversidades corporais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMMB13122023.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons