Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29495
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de dança no Programa Residência Pedagógica da UFPB : a formação de identidades negras na escola. |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of dance in the Pedagogical Residency Program of UFPB: the formation of black identities in school. |
Autor(es): | Santos, Wagner Leite dos |
Primeiro Orientador: | Boaventura, Michelle Aparecida Gabrielli |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo compreender de que maneira os processos de ensino-aprendizagem das Danças de origens Africanas e Afro-Brasileiras, especificamente a Dança do Maracatu de baque virado (praticada durante o PRP, da UFPB), contribuem para a percepção das identidades negras no contexto escolar. A abordagem metodológica foi a da pesquisa qualitativa, com características de um estudo de caso intrínseco que, por sua vez, o próprio caso é o elemento central da investigação. Tendo como fonte de informações, por exemplo, a observação participante, o caderno de anotações do residente, relatório de atividades, fichas de acompanhamento, revisão bibliográfica de autores/as/eis como Stuart Hall (2020), Tomaz Tadeu da Silva (2014; 2017), Nilma Lino Gomes (2017), Sueli Carneiro (2011) entre outros/as/es, que se direcionam para os debates das temáticas da identidade, raça, educação e danças negras, com enfoque particular na dança do Maracatu, com as professoras Laís Fialho (2017) e Laís Garcez (2022). Além disso, o estudo envolve uma análise de documentos relacionados à educação, incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Proposta Curricular do Estado da Paraíba, as Orientações para início do ano letivo 2023, bem como demaisresoluções e circulares emitidas pela Secretaria de Municipal Educação e Cultura de João Pessoa-PB (SEDEC/JP). Os dados referentes à turma do 9º ano B foram gerados por meio das atividades realizadas durante as aulas, além da observação participante do pesquisador. A análise dos dados adotada foi a interpretação direta, uma vez que tomou como exemplo de caso a turma do 9º ano. Os resultados possíveis apontam para uma percepção da compreensão das identidades dos/as/es estudantes durante o processo de regência de aulas, mesmo com percalços que dificultaram a aplicação de algumas aulas. Posto isto, a pesquisa colaborou na discussão de identidades e seus atravessamentos na Educação e na Dança. Para mais, investigou as identidades negras sendo uma forma de trazer para o centro das discussões tais subjetividades, valorizando e ajudando a serem percebidas pelos/as/es estudantes e pela comunidade escolar como potências e locus de saberes. Portanto, esse trabalho se mostra como uma possibilidade de se estabelecer em escolas de Educação Básica um ensino de Dança Antirracista, visando uma proposta artístico-pedagógica mais inclusiva. |
Abstract: | This work aimed to understand how the teaching-learning processes of dances of African and Afro-Brazilian origins, specifically the Maracatu Dance of turned thud (practiced during the PRP, UFPB)contribute to the perception of black identities in the school context. The methodological approach is qualitative, with characteristics of an intrinsic case study that, in turn, the case itself is the central element of the investigation. Having as source of information, for example, participant observation, the resident’s notebook, activity report, follow-up sheets, bibliographic review of authors/as/eis as Stuart Hall (2020), Tomaz Tadeu da Silva (2014; 2017), Nilma Lino Gomes (2017), Sueli Carneiro (2011) among others/as/es, which are directed to debates on the themes of identity, race, education and black dances, with particular focus on the dance of Maracatu, with teachers Laís Fialho (2017) and Laís Garcez (2022). In addition, the study involves an analysis of documents related to education, including the National Common Curricular Base (BNCC), the Curriculum Proposal of the State of Paraíba, the Guidelines for the beginning of the school year 2023, as well as other resolutions and circulars issued by the Municipal Department of Education and Culture of João Pessoa-PB (SEDEC/ JP). The data referring to the class of the 9th grade B were generated through the activities carried out during the classes, besides the participant observation of the researcher. The analysis of the data adopted was the direct interpretation, since it took as an example of case the 9th grade class. The possible results point to a perception of the understanding of the identities of/as/es students during the process of conducting classes, even with mishaps that hindered the application of some classes. That said, the research collaborated in the discussion of identities and their crossings in Education and Dance. Furthermore, it investigated black identities as a way to bring such subjectivities to the center of discussions, valuing and helping to be perceived by/as/es students and the school community as potentials and locus of knowledge. Therefore, this work is shown as a possibility to establish in schools of Basic Education a teaching of Dance Antiracist, aiming at a more inclusive artistic-pedagogical proposal. |
Palavras-chave: | Dança - Ensino - UFPB Identidades negras. Maracatu. Danças - Afro-brasileiras. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29495 |
Data do documento: | 16-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WLS15022024.pdf | 851,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons