Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2951
Tipo: TCC
Título: Art about/within art: a metafictional reading of oscar wilde’s “the nightingale and the rose”
Autor(es): Nunes, Caio Antônio De Medeiros Nóbrega
Primeiro Orientador: Rodrigues, Genilda Alves de Azeredo
Resumo: Este trabalho monográfico tem por objetivo articular a teoria da metaficção a uma análise do conto “The Nightingale and the Rose”, de Oscar Wilde. Em nossa leitura crítica do conto, analisamos como e em quais instâncias a condição artística da narrativa enquanto produto ou artifício se materializou a partir do uso de diferentes recursos de criação metaficcionais. Percebemos, assim, uma intencionalidade paródica que ordenou a construção narrativa do conto wildeano, permitindo uma recodificação da tradição clássica de contos de fadas. Também o diálogo estabelecido com a música e a poesia, além do desenvolvimento de uma filosofia da arte na narrativa contribuíram para seu caráter paródico e metaficcional. Considerando tais recursos de criação metaficcional, pudemos concluir que Wilde não somente conseguiu inovar artisticamente com a reelaboração de um gênero literário que havia se tornado excessivamente didático na Inglaterra Vitoriana, mas o fez retomando o caráter utópico presente nos contos populares orais e nos levando a refletir sobre questões não comumente encontradas até então na escrita de contos de fadas literários, a exemplo da função da arte e do papel desempenhado pelo artista.
Abstract: This monograph paper aims at articulating the theory of metafiction with an analysis of Oscar Wilde’s “The Nightingale and the Rose”. In our critical reading of Wilde’s fairy tale, we analyzed the instances in which the artistic composition was made especially visible within the work of art, through the materialization of different metafictional creative devices. We could notice a parodic intent that ordered the short story’s narrative construction, thus allowing for the recoding of the classical tradition of fairy-tale writings; the dialogues, held with poetry and music, and the philosophy of art that Wilde engendered in his story also contributed to the narrative’s parodic and metafictional status. Having considered the metafictional creative strategies, we concluded that Wilde was able to artistically innovate by re-elaborating a literary genre that had become overly didactic in Victorian England, at the same time in which he reconnected his narrative with the utopian kernel of oral folktales and led us to reflect on questions that are not usually found in the literary fairy tales by his time, such as the function of art and the role played by the artist.
Palavras-chave: Metaficção
Paródia;
Oscar Wilde
Conto de fadas.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2951
Data do documento: 15-Mar-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMNNG15022015.pdf596,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons