Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29525
Tipo: | TCC |
Título: | Atividades teórico-práticas em botânica desenvolvidas em escola pública no município de Bananeiras, PB |
Autor(es): | Batista, Izabela Maiara dos Santos |
Primeiro Orientador: | Azeredo, Gilvaneide Alves de |
Resumo: | A botânica é um ramo da biologia que estuda as plantas. E o ensino sobre os vegetais deve estar presente desde as primeiras séries do ensino fundamental a fim de mostrar às crianças a biodiversidade existente na Terra (especificamente, os vegetais) e o papel importante que as plantas desempenham em nossas vidas. Entretanto, a educação nas escolas públicas ainda apresenta fortes características do ensino tradicional, ou seja, uma educação voltada apenas aos livros didáticos, quadro, atividades impressas e o professor na frente dos discentes. As crianças estão em fase de descoberta e todo tipo de recurso que se puder utilizar para instigar a sua curiosidade e aprendizagem é de grande importância. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência vivenciada mediante o desenvolvimento do Projeto Prolicen/2022 intitulado “Botânica como instrumento de educação ambiental”, com os alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental na Escola Municipal Joaquim Florentino de Medeiros, na cidade de Bananeiras– PB. Durante o ano de 2022, foram desenvolvidas aulas teórico-práticas sobre os órgãos vegetativos (raiz, caule e folha) e órgãos reprodutivos (flor, fruto e semente). Para cada temática trabalhada, fez-se uso de recursos simples, como jogos botânicos e fragmentos vegetais (partes vegetativas e/ou reprodutivas), assim como, estruturas vegetais confeccionadas com caixa de papelão ou E.V.A a fim de ilustrar e proporcionar uma melhor aprendizagem dos educandos. Foi perceptível observar, no decorrer deste projeto nessa escola, como o uso de certos recursos gera ganhos significativos na aprendizagem dos alunos, fazendo com que eles se sintam motivados e despertando cada vez mais a vontade de aprender e também sendo capazes de repassar o conhecimento adquirido adiante. O ensino de botânica baseado em aulas teórico-práticas é uma ferramenta eficiente como instrumento de aprendizagem. Possibilita o contato do aluno com elementos práticos do dia a dia, sendo possível fazer uma relação dinâmica entre a teoria e a prática. A aula com recursos didáticos envolve os alunos e possibilita uma nova visão que vai além da escola, levando os conhecimentos aos seus familiares e respeito ao meio ambiente. |
Abstract: | Botany is a branch of biology that studies plants. And teaching about plants should be present from the first grades of elementary school in order to show children the existing biodiversity on Earth (specifically, plants) and the important role that plants play in our lives. However, education in public schools still has strong characteristics of traditional teaching, that is, an education focused only on textbooks, blackboards, printed activities and the teacher in front of the students. Children are in the discovery phase and every type of resource that can be used to instigate their curiosity and learning is of great importance. In this context, the objective of this work is to describe the experience lived through the development of the Prolicen/2022 Project entitled “Botany as an instrument of environmental education”, with students from the 4th and 5th years of elementary school at the Municipal School Joaquim Florentino de Medeiros, in city of Bananeiras– PB. During the year 2022, theoretical-practical classes were developed on vegetative organs (root, stem and leaf) and reproductive organs (flower, fruit and seed). For each theme worked on, simple resources were used, such as botanical games and plant fragments (vegetative and/or reproductive parts), as well as plant structures made with cardboard boxes or E.V.A. students. It was perceptible to observe, in the course of this project at this school, how the use of certain resources generates significant gains in student learning, making them feel motivated and awakening more and more the desire to learn and also being able to pass on the acquired knowledge. forward. Botany teaching based on theoretical-practical classes is an efficient tool as a learning instrument. It enables the student's contact with practical elements of everyday life, making it possible to make a dynamic relationship between theory and practice. The class with didactic resources involves the students and enables a new vision that goes beyond the school, bringing knowledge to their families and respect for the environment. |
Palavras-chave: | Aulas práticas Educação ambiental Ensino fundamental Recursos didáticos Practical classes Environmental education Elementary school Didactic resources |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Agricultura |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29525 |
Data do documento: | 19-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Agrárias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IzabelaMaiaradosSantosBatista_Monogr..pdf | 635,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons