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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29528
Tipo: | Dissertação |
Título: | O lugar social da criança no jornalismo: uma análise do Repórter Rá-Teen-Bum |
Autor(es): | Bezerra, Elisângela Marinho |
Primeiro Orientador: | Mendes, Luís Augusto de Carvalho |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o jornalismo infantil brasileiro a partir de um estudo do Repórter Rá-Teen-Bum, exibido de 2016 a 2018, na TV Cultura e TV Rá-Tim-Bum. O objetivo é analisar a participação infantil e os valores-notícias adotados pelo programa. Para atingir esta proposta, optou-se por uma pesquisa de natureza básica, objetivo exploratório, abordagem qualitativa por meio de um estudo documental. Para compor o corpus, foram escolhidos os 36 episódios do Repórter Rá-Teen-Bum, disponíveis no YouTube. A finalidade específica foi conhecer o lugar que as crianças e adolescentes ocupavam nas matérias e reportagens, a partir da defesa do protagonismo infantil apontado pela Sociologia da Infância. Assim como o direito de participação assegurado na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989). Também buscou-se observar quais assuntos o Repórter Rá-Teen-Bum escolhia ofertar ao seu público e para isso foram utilizados os critérios de valor-notícia elaborada por Silva (2005). Sobre o programa, abordam-se, ainda, detalhes dos quadros, cenário, linguagem, logomarca, trilha sonora, entre outras informações. O resultado da análise nos indica que o Repórter Rá-Teen-Bum buscou oferecer entretenimento ao seu público por meio de histórias de crianças e adolescentes que fazem coisas exóticas ou estão inseridas em uma realidade pouco comum. Foi por meio dessa linha que o programa debateu diversos temas com suas audiência e foi a partir desses assuntos que podemos identificar alguns erros cometidos pelo RTB, como o não respeito à faixa etária ao qual o produto escolheu se destinar. Por vezes, foram apresentados temas de pouco ou nenhum interesse de crianças com até dez anos e usadas palavras não habituais a esse grupo. Mas nossa pesquisa também nos apontou à promoção de um protagonismo infantojuvenil nos conteúdos, ao percebermos a predominância da criança e adolescente como protagonistas das matérias e reportagens. O programa ofereceu lugar de fala a esse grupo, permitindo que se expressasse à sua maneira. Assim, concluímos que o Repórter Rá-Teen-Bum alcançou o que defende a Sociologia da Infância, que reivindica esse destaque para a criança. Além de ter cumprido dois artigos importantes da Convenção sobre os Direitos da Criança, que assegura o direito que esse público tem de receber informações adequadas às suas idades e de ser ouvido nos mais diversos espaços, como o jornalismo. |
Abstract: | This research investigates Brazilian children's journalism from a study of Reporter Ra-Teen-Bum, aired from 2016 to 2018, on TV Cultura and TV Ra-Tim-Bum. The goal is to analyze children's participation and the values-news adopted by the program. To achieve this proposal, we opted for a research of basic nature, exploratory objective, qualitative approach through a documentary study. To compose the corpus, the 36 episodes of Reporter Ra-Teen-Bum, available on YouTube, were chosen. The specific purpose was to know the place children and adolescents occupied in the stories and reports, based on the defense of child protagonism pointed out by the Sociology of Childhood. As well as the right to participation ensured by the International Convention on the Rights of the Child (1989). It was also sought to observe which issues the Reporter Ra-Teen-Bum chose to offer to its audience and for that the criteria of value-notice elaborated by Silva (2005) were used. About the program, we also approached details of the frames, scenery, language, logo, soundtrack, among other information. The result of the analysis indicates that Reporter Ra-Teen-Bum tried to offer entertainment to its audience through stories of children and teenagers that do exotic things or are inserted in an unusual reality. It was through this line that the program debated several issues with its audience and it was from these issues that we can identify some mistakes made by RTB, such as not respecting the age group to which the product chose to be aimed. Sometimes, topics of little or no interest to children up to ten years old were presented, and words that are not usual for this group were used. But our research also pointed us to the promotion of a child and teen protagonism in the contents, as we noticed the predominance of children and teenagers as the protagonists of the stories and reports. The program offered a place for this group to speak, allowing them to express themselves in their own way. Thus, we conclude that the Reporter Ra-Teen-Bum reached what the Childhood Sociology defends, which claims this prominence to the children. Besides having fulfilled two important articles of the Convention on the Rights of the Child, which assures the right that this public has to receive age-appropriate information and to be heard in the most diverse spaces, such as journalism. |
Palavras-chave: | Jornalismo infantil Criança Adolescente Sociologia da infância Repórter Rá-Teen-Bum Children's journalism Child Adolescent Sociology of childhood Ra-Teen-Bum Reporter |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29528 |
Data do documento: | 16-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo |
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