Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Karlla Rodrigues de-
dc.creatorNascimento, Lorena Maria Ferreira do-
dc.date.accessioned2017-11-22T13:39:17Z-
dc.date.available2014-08-22-
dc.date.available2017-11-22T13:39:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2952-
dc.description.abstractThis work is the result of a field research conducted in the Basic School of the Federal University of Paraiba, whose intention was to identify as ludic activities occur in early childhood education classes in this educational institution and how ludic activities contribute to the development of children. The observation field was made in three classes of kindergarten and the data construction was obtained through questionnaires and observation records in a field diary. To develop the theme, firstly it was examined the early childhood education in its historical context, the importance of ludic in early childhood education and the role of the educator. Data analysis came demonstrate how playfulness is important in everyday school life. It was found that the teachers have shown great knowledge of playfulness, but it was also found that in practice the ludic is little used in class, which is further explored in Physical Education. From this, it was concluded that ludic is essential in the process of child development, as it provides emotional affective, creative, social and cognitive development of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-22T13:39:17Z No. of bitstreams: 1 KRS22082014.pdf: 588242 bytes, checksum: 6cae596d7082883fc0256d2bce7eddc5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-22T13:39:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KRS22082014.pdf: 588242 bytes, checksum: 6cae596d7082883fc0256d2bce7eddc5 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA importância do lúdico no processo de formação da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba, cuja intenção foi identificar como ocorrem as atividades lúdicas nas turmas de educação infantil desta instituição de ensino e de que forma o lúdico contribui para o desenvolvimento das crianças. O campo de observação se deu em três turmas da pré-escola e a construção dos dados foi obtida através de questionários e registros de observação em diário de campo. Para desenvolver o tema, examinou-se primeiramente a Educação Infantil no seu contexto histórico, a importância do lúdico na educação infantil e o papel do educador. A análise dos dados veio comprovar como a ludicidade é importante no cotidiano escolar. Verificou-se que as professoras demonstraram muito conhecimento acerca do lúdico, mas constatou-se que na prática o lúdico é pouco utilizado nas aulas, sendo este mais explorado nas aulas de Educação Física. Do exposto, conclui-se que o lúdico é imprescindível no processo do desenvolvimento infantil, pois proporciona o desenvolvimento afetivo, criativo, social e cognitivo da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRS22082014.pdf574,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.