Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29544
Tipo: | Dissertação |
Título: | App ImproLivre como suporte no estudo da improvisação musical livre |
Autor(es): | Evangelista, Laídia da Silva |
Primeiro Orientador: | Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues |
Resumo: | Com o intuito de oferecer um auxílio ao estudo da prática de improvisação não-idiomática ou improvisação livre, a pesquisa propõe uma experimentação acerca da criação de um app designado como ImproLivre. O app ImproLivre, cujo papel é executar sons e ruídos, enquanto o músico/aluno irá trabalhar o processo de escuta perante ao que o aplicativo executa, incentivando o processo criativo e espontâneo do mesmo quanto ao estudo da improvisação livre. A arquitetura e desenvolvimento do aplicativo têm como back-end a linguagem de programação Pure Data. A metodologia da pesquisa se dá de forma exploratória e em pesquisa qualitativa, fazendo-se uso também da teoria da aprendizagem de Ausubel. Dez participantes da pesquisa experimentaram o aplicativo na prática e responderam a um questionário a respeito do funcionamento do app e sobre a visão individual acerca do uso de tecnologias em ambientes educativos musicais. No decorrer da pesquisa e como conclusão, propomos uma reflexão acerca da exploração de potencialidades que a computação pode trazer no campo artístico e educacional, proporcionando direcionamentos distintos. |
Abstract: | With the objective of offering subsidies to the study of the practice of non-idiomatic improvisation of free improvisation, the research proposes an experience on the creation of an application called ImproLivre. The ImproLivre app, whose function is to play sounds and noises, while the musician/student will work on the listening process before running the app, encouraging the creative and spontaneous process as much as the study of free improvisation. The Architecture and development of the application as a backend for the Pure Data programming language. The research methodology is exploratory and qualitative, also making use of Ausubel’s learning theory. Ten survey participants will experience the application in practice and will answer a question about how the application works and about their individual views on the use of technologies in musical educational environments. Not following the research and as a conclusion, we propose a reflection on the exploration of the potential the computing can trace in the artistic and educational field, providing different directions. |
Palavras-chave: | Educação musical Improvisação não-idiomática Música computacional Non-idiomatic improvisation Computer music Musical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29544 |
Data do documento: | 26-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LaídiaDaSilvaEvangelista_Dissert.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons