Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29545
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas orais da cidade de Lucena-PB: influências nas práticas discursivas nas aulas de língua portuguesa com estudantes da 3ª série do ensino médio
Autor(es): Gomes, Maria José Davi
Primeiro Orientador: Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
Resumo: Na presente pesquisa propomos como objetivos analisar as influências das narrativas orais da cidade de Lucena- PB nas práticas discursivas dos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio. E, mais especificamente: a) Investigar os elementos linguísticos e discursivos da oralidade presentes nas narrativas dos estudantes; b) compreender a relação e a diferença entre o discurso oral e escrito no ensino de Língua Portuguesa; c) perceber que a tradição oral é estabelecida pela mudança histórica, cultural e social; d) apresentar as concepções linguísticas dos estudantes utilizadas na análise. Este estudo se justifica por ser uma região que se caracteriza pela presença da cultura oral exercendo ainda muito fortemente influência na comunidade, porém, não há estudos com o foco temático das narrativas orais e suas contribuições em aulas de Língua Portuguesa no ensino médio, o que pode auxiliar o ensino público da cidade e o aperfeiçoamento na comunicação dos discentes, bem como, as contribuições referentes ao ensino da oralidade em aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. A partir dessa perspectiva linguística investigativa seguimos como orientação para o referencial teórico o estudo dos respectivos estudiosos: Bakhtin (1992), Marcuschi (2001, 2003, 2010), Geraldi (2000- 2006), Aquino (2005), Castilho (1998), Fávero (2005), Bagno (1999), Ecléa Bosi (1994), Maurice Halbwachs (1990), Castilho (1998), Galvão (2015), Maingueneau (2001), entre outros. Os procedimentos metodológicos foram embasados na pesquisa-ação, de cunho qualitativa de natureza participante por meio da análise interpretativa, os instrumentos utilizados foram: 1) Entrevista com os 10 estudantes colaboradores; 2) Diário de campo e observação do ambiente escolar em 8 aulas de Língua Portuguesa; 3) Visitações e realização de um grupo focal com cerca de 10 estudantes participantes em 3 encontros; 4) Análise das atividades realizadas nessa turma em comparação com o que foi falado nos momentos de entrevista e grupo focal, abrindo espaço para as discussões, investigações sobre o assunto abordado. Os resultados gerais da pesquisa apontam para a colaboração dos estudantes para que pudéssemos de alguma forma, evidenciar que as narrativas orais exercem influência na comunidade, e que a maioria reconhece que essas narrativas de fato são repassadas oralmente, sobretudo pelos mais idosos, fazendo parte da cultura local, reconhecendo a importância do desenvolvimento da competência linguística, mais precisamente da oralidade em suas práticas discursivas.
Abstract: In the present research we propose as objectives to analyze the influences of oral narratives from the city of Lucena-PB in the discursive practices of the students of the 3rd Grade of High School. And, more specifically: a) Investigate the linguistic and discursive elements of orality present in the students' narratives; b) understand the relationship and difference between oral and written discourse in Portuguese language teaching; c) realize that oral tradition is established by historical, cultural and social change; d) present the students' linguistic conceptions used in the analysis. This study is justified because it is a region that is characterized by the presence of oral culture still exerting a very strong influence on the community, however, there are no studies with the thematic focus of oral narratives and their contributions in Portuguese Language classes in high school, which can help public education in the city and improve students' communication, as well as contributions regarding the teaching of orality in Portuguese language classes in high school. From this investigative linguistic perspective, we follow as a guideline for the theoretical framework the study of the respective scholars: Bakhtin (1992), Marcuschi (2001, 2003, 2010), Geraldi (2000-2006), Aquino (2005), Castilho (1998), Fávero (2005), Bagno (1999), Ecléa Bosi (1994), Maurice Halbwachs (1990), Castilho (1998), Galvão (2015), Maingueneau (2001), among others. The methodological procedures were based on action-research, of a qualitative and participative nature through interpretative analysis, the instruments used were: 1) Interview with 10 collaborating students; 2) Field diary and observation of the school environment in 8 Portuguese classes; 3) Visits and holding a focus group with about 10 students participating in 3 meetings; 4) Analysis of the activities carried out in this class in comparison with what was said during the interviews and focus groups, opening space for discussions and investigations on the subject addressed. The general results of the research point to the students' collaboration so that we could somehow show that oral narratives exert influence in the community, and that most recognize that these narratives are in fact passed on orally, especially by the elderly, being part of the culture local, recognizing the importance of developing linguistic competence, more precisely orality in their discursive practices.
Palavras-chave: Narrativas orais
Práticas discursivas
Ensino médio
Discursive practices
High school
Oral narratives
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29545
Data do documento: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaJoséDaviGomes_Dissert.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título_qualificação_MariaJoséGomes_Dissert.pdf96,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons