Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29589| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Reflexos do ensino remoto durante a pandemia no discurso de professoras alfabetizadoras do município de Morada Nova – CE |
| Autor(es): | Isaias, Marleide Maria Arruda Linhares |
| Primeiro Orientador: | Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra |
| Resumo: | Tendo em vista o surgimento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido a Pandemia da COVID-19, a presente pesquisa Reflexos do ensino remoto durante a pandemia no discurso de professoras alfabetizadoras do município de Morada Nova – CE tem como objetivo analisar os reflexos do ensino remoto durante a pandemia no discurso de professoras alfabetizadoras do 1º ano, por meio de uma abordagem qualitativa, um estudo de caso. Essa pesquisa traz em seu arcabouço teórico, autores como Soares (2002, 2006, 2018, 2020), Vygotsky (1989), Ferreiro e Teberosky (1995), Bacich (2018), Coscarelli e Ribeiro (2014), Afonso et al. (2022). Utilizamos ainda a análise documental das atividades impressas enviadas para as crianças do 1º ano durante o ensino remoto. Como instrumento realizamos uma entrevista com 03 professoras que foram selecionados por estarem ministrando aulas nas turmas do 1º ano, tanto no modo remoto quanto no presencial. Os resultados encontrados indicam que os sentimentos das docentes eram de medo, insegurança, angústia, que a formação continuada dos docentes foi ofertada pela Secretaria da Educação, no período pandêmico, no formato síncrono, tanto no que diz respeito ao sistema de escrita alfabético, quanto às ferramentas tecnológicas. E que as atividades impressas enviadas as crianças proporcionaram a oportunidade de lerem, interagirem com a cultura escrita, refletirem sobre o sistema de escrita alfabética e os usos sociais da escrita. Constatamos que apesar dos sentimentos das professoras ter sido de medo, angústia, à medida que foram interagindo nas formações, estudando, trocando experiências, foram criando mais segurança, confiança, predominando os sentimentos de superação, conquistas e inovação. Evidenciamos também que, apesar do esforço realizado, essas formações ainda não foram suficientes para suprir as reais necessidades dos professores frente ao grande desafio que era o de ensinar por meio das tecnologias digitais em tão pouco tempo. Verificamos também, por intermédio das atividades impressas enviadas às crianças, diversas oportunidades de criarem o hábito de leitura, de interagirem com os diversos gêneros textuais que circulam nas esferas sociais, deixando apenas a lacuna no desenvolvimento das habilidades de produção de texto. |
| Abstract: | In view of the emergence of Emergency Remote Teaching (ERE) due to the COVID- 19 Pandemic, the present research Reflections of remote teaching during the pandemic in the speech of literacy teachers in the municipality of Morada Nova - CE aims to analyze the effects of teaching remoteness during the pandemic in the speech of 1st year literacy teachers, through a qualitative approach, a case study. This research brings in its theoretical framework authors such as Soares (2002, 2006, 2018, 2020), Vygotsky (1989), Ferreiro and Teberosky (1995), Bacich (2018), Coscarelli and Ribeiro (2014), Afonso et al. (2022). We also used document analysis of printed activities sent to 1st grade children during remote teaching. As an instrument, we conducted an interview with 03 teachers who were selected because they were teaching classes in the 1st year classes, both remotely and in person. The results found indicate that the teachers' feelings were of fear, insecurity, anguish, that the continuing education of teachers was offered by the Department of Education, in the pandemic period, in a synchronous format, both with regard to the alphabetic writing system and to technological tools. And that the printed activities sent to the children provided the opportunity to read, interact with the written culture, reflect on the alphabetic writing system and the social uses of writing. We found that despite the feelings of the teachers being of fear, anguish, as they interacted in training, studied, exchanged experiences, they created more security, confidence, predominating feelings of overcoming, achievements and innovation. We also showed that, despite the effort made, these training courses were still not enough to meet the real needs of teachers in the face of the great challenge of teaching through digital technologies in such a short time. We also verified, through the printed activities sent to the children, several opportunities to create the habit of reading, to interact with the different textual genres that circulate in social spheres, leaving only the gap in the development of text production skills. |
| Palavras-chave: | Linguística Ensino Alfabetização Letramento Ensino remoto Professor Tecnologias digitais Linguistics Teaching Literacy Remote teaching Teacher Digital technologies |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística e ensino |
| Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29589 |
| Data do documento: | 14-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MarleideMariaArrudaLinharesIsaias_Dissert.pdf | 6,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
