Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Elenita de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2017-11-22T14:15:32Z-
dc.date.available2014-09-15-
dc.date.available2017-11-22T14:15:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2958-
dc.description.abstractThis monograph aims to present a study with 20 participants, or remaining enrolled in the Education Program for Youth and Adults - EJA, in the Mangabeira neighborhood schools in the city of João Pessoa, PB, which aimed to learn about the motivations that brought back to school and what are your expectations for this type of education. This is a qualitative research, conducted through semi-structured interviews, which began the literature on the history of initiatives aimed at EJA and public policies, as well as the advances and challenges. Data analysis shows that the school, for these people, is very important to be in school and brought improvement to the quality of life and inclusion in a globalized society, provided citizens. We conclude, then, that the school has provided seniors attend and meet new spaces, strengthen family ties, establish new friendships, and make new attitudes towards life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-22T14:15:32Z No. of bitstreams: 1 EVB19092014.pdf: 479216 bytes, checksum: 36a8e489c1bc35e75ec0112d54464222 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-22T14:15:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EVB19092014.pdf: 479216 bytes, checksum: 36a8e489c1bc35e75ec0112d54464222 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectIdoso - educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos na terceira idadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Eliane Maria de Menezes-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como objetivo apresentar um estudo com 20 idosos, remanescentes ou matriculados no Programa Educação de Jovens e Adultos – EJA, em escolas do bairro de Mangabeira, na cidade de João Pessoa, PB, que objetivou conhecer sobre as motivações que os levaram voltar a estudar e quais são suas expectativas em relação a esta modalidade de ensino. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, realizada através de entrevista semiestruturada, que teve início pelo levantamento bibliográfico sobre a história das iniciativas e políticas públicas voltadas para a EJA, bem como os avanços e desafios enfrentados. A análise dos dados mostra que a escola, para essas pessoas, é de grande importância e que estar na escola trouxe melhoria para a qualidade de vida e inclusão na sociedade globalizada, na condição de cidadãos. Conclui-se, então, que a escola tem proporcionado aos idosos conhecer e frequentar novos espaços, estreitar laços familiares, estabelecer novas amizades e ter novas posturas frente à vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVB19092014.pdf467,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.