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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29602
Tipo: Dissertação
Título: Letramento digital e formação de professores : práticas docentes com a ferramenta interativa Jamboard
Autor(es): Aires, Ângela Maria Leite
Primeiro Orientador: Maciel, João Wandemberg Gonçalves
Resumo: A nossa sociedade a cada dia experimenta desafios, inovações e novas práticas sociais que refletem diretamente nas pessoas e nas suas formas de se relacionar. No contexto educacional não é diferente, partindo do pressuposto de que a educação do século XXI vive um novo cenário de inserção das tecnologias digitais contemporâneas, é necessário adequar nosso currículo e nossa prática pedagógica a esse cenário repleto de metodologias e de formas a facilitar a aprendizagem. Pensando assim, nossa pesquisa foi desenvolvida tendo em vista a inserção das tecnologias no contexto da formação de professores, seguindo os caminhos do letramento digital, letramento esse, que proporciona ao sujeito ler e escrever conforme códigos verbais e não verbais, utilizando-se das ferramentas tecnológicas. Para realizar nosso estudo, utilizamos a ferramenta interativa Jamboard com o intuito de subsidiar os professores e favorecer uma aprendizagem interativa entre alunos e professores envolvidos, gerando assim um ensino mediado por meio de metodologia ativa da aprendizagem. Como objetivo geral, visamos: analisar a utilização das TIDICs pelos professores do município de Santo André-PB, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos, temos: investigar o efeito das ferramentas tecnológicas, em especial o Jamboard, no auxílio da prática docente no processo de ensino-aprendizagem; averiguar se a rede de ensino oferece formação continuada aos professores frente às tecnologias no ensino; identificar quais ferramentas tecnológicas a escola oferece para favorecer o trabalho dos professores e propor um plano que tenha como finalidade a ministração de uma formação continuada voltada ao uso da ferramenta como proposta de letramento digital. O projeto foi desenvolvido junto aos professores do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada na cidade de Santo André-PB. A investigação de caráter qualitativo está alicerçada na abordagem etnográfica colaborativa com ênfase na formação de professores e no exercício docente investigando o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs. A coleta de dados deu-se mediante as informações obtidas por meio dos questionários enviados via Google forms e plano de formação continuada junto aos professores envolvidos. Para fundamentar a pesquisa, utilizamos as contribuições de Almeida (2007), Jacques Delors et al (2012), Kenski (2012), Libâneo (2011), Lowry et al. (2004), Melo e Santos (2021), Moran (2013), Moreira (1999), entre outros que nortearam nosso trabalho com discussões sobre educação mediada pelas ferramentas tecnológicas na sala de aula, letramentos e formação de professores. Reforçamos que a produção interativa e transversal do Jamboard, abrangendo alunos e professores, mobiliza competências e capacidades de ação, suscita práticas de inteligência coletiva. Tomamos como conclusão que a escola não fornece aparatos tecnológicos para que possa ser realizado trabalho com as TDICs, possivelmente, isso causa o desinteresse dos docentes visando o letramento digital e, consequentemente, inseri-lo na sua prática pedagógica.
Abstract: With this, our society experiences challenges, experiences, innovations and new social practices that reflect directly on people and their ways of relating. In the educational context it is no different, based on the assumption that 21st century education is experiencing a new scenario of insertion of contemporary digital technologies, it is necessary to adapt our curriculum and our pedagogical practice to this scenario full of methodologies and ways to facilitate learning . With this in mind, our research will be developed with a view to the insertion of technologies in the context of teacher training, following the paths of digital literacy, which allows the subject to read and write according to verbal and non-verbal codes using technological tools. To carry out our study, we will use the interactive tool Jamboard in order to support teachers and promote interactive learning between students and teachers involved, thus generating mediated teaching through an active learning methodology. The general objective: To analyze the use of TIDICs by teachers in the municipality of Santo André-PB, as a tool in the teaching-learning process. The specific objectives are: To investigate the effect of technological tools, especially Jamboard, in helping the teaching practice in the teaching-learning process; to find out if the education network offers continuing education to teachers in the face of technologies in teaching; identify which technological tools the school offers to favor the work of teachers and propose a plan that aims to provide a continuous education focused on the use of the tool as a proposal for digital literacy. The project will be developed with elementary school teachers from a municipal school located in the city of Santo André-PB. The qualitative research is based on the collaborative ethnographic approach with emphasis on teacher training and teaching practice investigating the use of Digital Information and Communication Technologies -TDICs. Data collection will be based on the information obtained through the questionnaires sent via Google form and continuing education plan with the teachers involved. To support the research, we will use the contributions of Almeida (2007), Jacques Delors et al (1998), Kenski (2012), Libâneo (2011), Lowry et al. (2004), Melo and Santos (2021), Moran (2013), Moreira (1999), among others that guide our work with discussions on education mediated by technological tools in the classroom, literacies and teacher training. We reinforce that the interactive and transversal production of Jamboard, encompassing students and teachers, mobilizes competences and capacities for action, raises collective intelligence practices. We conclude that the school does not provide technological devices so that work can be carried out with TDICs, possibly, this causes the lack of interest of teachers to form themselves in digital literacy and consequently insert it in their pedagogical practice.
Palavras-chave: Linguística
Letramento digital
Educação
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Linguistics
Digital literacy
Education
Digital information and communication technologies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29602
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

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