Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2964Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Jandilene Alves da | - |
| dc.creator | Silva, Maria Jeane da | - |
| dc.creator | Alves, Segirlaine Camilo | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-23T10:26:22Z | - |
| dc.date.available | 2014-09-15 | - |
| dc.date.available | 2017-11-23T10:26:22Z | - |
| dc.date.issued | 2014-08-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2964 | - |
| dc.description.abstract | This paper deals with the diagnostic evaluation, which is not limited to a poll, but a set of practices that can lead to a diagnosis about the student, and whose intention is to point out the progress and achievement of each student in the learning process. Thus, this paper aims to identify whether there attention or knowledge of the teacher on a constant assessment in order to monitor the difficulties that students have during the process, seeking to investigate how the diagnostic evaluation is presented in the teaching-learning process in context of a school of public local system in João Pessoa - PB. Regarding the methodology it is an investigation of a qualitative nature, using field research, which took place from observations in a class of 5th grade. Pre-structured instruments were applied with the teacher for this study, taking as guiding subsidies of authors as Luckesi, Hoffmann, Melchior, Libâneo, among others. Readily as a result of research that identified through observations, checklist and interview responses to, this diagnostic evaluation is limited, since the teacher is limited only to the initial survey without giving feedback to students. Thus, this work presents the diagnostic assessment as a driver of growth, which is so fundamental and prioritized so that students know their progress and difficulties. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-23T10:26:22Z No. of bitstreams: 1 JAS15092014.pdf: 620768 bytes, checksum: 1a92de9c61b3640069d44cbfc065664f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-23T10:26:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAS15092014.pdf: 620768 bytes, checksum: 1a92de9c61b3640069d44cbfc065664f (MD5) Previous issue date: 2014-08-22 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação diagnóstica | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | A aplicação da avaliação diagnóstica no ambiente escolar: um olhar reflexivo | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Walkíria Pinto de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho trata da avaliação diagnóstica, que não se limita a uma sondagem, mas a um conjunto de práticas que possa levar a uma diagnose sobre o aluno, e cuja intenção é apontar os avanços e conquista de cada aluno no processo de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho pretende identificar se há atenção ou conhecimento do professor sobre uma avaliação constante, que busca o acompanhamento das dificuldades que os alunos apresentam durante o decorrer do processo, buscando averiguar como se apresenta a avaliação diagnóstica no processo de ensino-aprendizagem no contexto de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa – PB. Quanto à metodologia trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, utilizando a pesquisa de campo, que se deu a partir das observações em uma turma de 5o ano. Foram aplicados instrumentos pré-estruturados com a professora para o referido estudo, tendo como norteadores subsídios de autores como Luckesi, Hoffmann, Melchior, Libâneo, entre outros. Prontamente, como resultado da pesquisa identificamos que através das observações, da lista de verificação e das respostas dadas a entrevista que esta avaliação diagnóstica é limitada, uma vez que a professora se limita apenas à sondagem inicial sem dar retorno aos alunos. Desse modo, nesse trabalho apresenta-se a avaliação diagnóstica como condutor de crescimento, que é tão priorizado e fundamental para que o aluno conheça os seus avanços e dificuldades. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JAS15092014.pdf | 606,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
