Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2965
Tipo: | TCC |
Título: | Aprendizagem na percepção dos professores do ensino fundamental |
Autor(es): | Alves, Carla Lúcio |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | Aprendizagem é uma condição humana passível a todos os indivíduos. Ela ocorre no sistema nervoso central e está diretamente ligada as outras habilidades como emoção, memória, condição biológica. Assim, o processo de aprendizagem é contínuo e crucial para a sobrevivência da humanidade. Vários teóricos trouxeram grandes contribuições acerca deste processo, como Lev Vygotsky, Burrhus Skinner, Jean Piaget, dentre outros, que abordam em suas teorias diferentes concepções sobre aprendizagem. Tais conteúdos são de extrema importância para prática docente, uma vez que, o professor é uma das peças fundamentais no processo de aprendizagem escolar de seus alunos. Com base nisso, o objetivo do presente estudo é saber qual a percepção dos professores do ensino fundamental acerca da aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa no formato de formulário online com professores da educação fundamental, com vista a contemplar o objetivo supracitado. O instrumento era composto por catorze questões de múltipla escolha. Com base nos dados obtidos percebeu-se que alguns conceitos ligados a aprendizagem e seu processo não são entendidos pelos docentes, o que pode ser, portanto um fator negativo na execução de sua prática, pois os conceitos do processo de aprendizagem poderiam respaldá-los quanto a metodologia de ensino, planejamento e práxis cotidiana no ambiente escolar. |
Abstract: | Learning is a human condition subject to all individuals. It occurs in the central nervous system and is directly linked to the other skills such as emotion, memory, biological condition. Thus, the learning process is continuous and crucial to the survival of humanity. Several theoretical contributions have brought great about this process, as Lev Vygotsky, Burrhus Skinner, Jean Piaget, among others, that address in their different conceptions of learning theories. Such content is of utmost importance to teaching practice, since the teacher is one of the key pieces in the process of school learning of their students. Based on this, the objective of this study is to ascertain the perception of elementary school teachers about learning. For this, a survey was conducted in the online form format with teachers in basic education in order to include the aforementioned goal. The instrument consisted of fourteen multiple-choice questions. Based on the obtained data it was noticed that some concepts related to learning and its process are understood by teachers, which can therefore be a major factor in the performance of their practice, it will back them as teaching methodology, planning and daily practice in the school environment. |
Palavras-chave: | Ensino - aprendizagem Ensino funfamental Professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2965 |
Data do documento: | 26-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLA06042015.pdf | 392,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.