Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29686| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A variação discursiva de e, aí e então na fala e na escrita de alunos pessoenses do ensino fundamental: uma proposta de material para sala de aula |
| Autor(es): | Silva, Priscila Sheila de Medeiros da |
| Primeiro Orientador: | Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro |
| Resumo: | Este trabalho tematiza a variação discursiva dos sequenciadores retroativo-propulsores E, AÍ e ENTÃO, em textos narrativos de 31 alunos do 6° ano do ensino fundamental (anos finais) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Isabel Maria das Neves. A partir da investigação da intercorrência da fala sobre a escrita (Marcuschi, 2004; Cagliari, 2010) nos registros dos alunos, o trabalho objetiva propor um material didático que auxilie na compreensão dessa variação e dos possíveis contextos de realização das variantes, minimizando as dificuldades no uso desses sequenciadores na escrita formal. A hipótese inicial é a de que estudantes dos anos finais do ensino fundamental manifestam na escrita formal usos típicos da fala menos monitorada e de que uma reflexão variacionista sobre o emprego desses sequenciadores em diferentes situações comunicativas pode conduzir os alunos a usos mais conscientes e adequados a certas demandas sociointeracionais. A fim de verificar essa hipótese e alcançar os objetivos estabelecidos, revisamos alguns trabalhos que se voltaram ao tema da sequenciação (Tavares, 2003; Silva, 2013; Vieira, 2016), tanto do ponto de vista teórico quanto da perspectiva pedagógica em foco; adentramos o livro didático da turma, de modo a destacar pontos positivos e negativos em relação ao tratamento que é atribuído à língua na coleção; e comparamos, através do aporte teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista (Weinreich, Labov e Herzog, 1968; Labov, [2008] 1972), os usos de E, AÍ e ENTÃO em narrativas orais e contos escritos dos estudantes, verificando a influência das variáveis linguísticas: subfunções da sequenciação, níveis de articulação, gênero e aspecto do verbo, e das sociais, sexo e turma, para o estabelecimento da variação. Construímos, para isso, modelos de regressão logística multinomial na plataforma R, com uso da função Mclogit. Debruçamo-nos sobre os resultados da sequenciação retroativo-propulsora na fala e na escrita das turmas, que indicaram o favorecimento do AÍ em contexto intertópico e o favorecimento de E em contexto intratópico, no sexo masculino, em textos escritos e nas subfunções finalização e introdução de efeito. Visando a esses resultados e alicerçados nos princípios da Sociolinguística educacional (Bortoni-Ricardo, 2004), propomos uma sequência didática com três módulos de atividades que visam inserir o alunado dentro de uma discussão sobre variação linguística, por meio de análise e reescrita de suas produções e de reflexão sobre os diferentes empregos e avaliações sociais dos usos dos sequenciadores em situações reais de uso da língua. |
| Abstract: | This work concerns the discourse variation of the retroactive-propeller sequence connectors E, AÍ and ENTÃO, in narrative texts written by 31 sixth-grade students from Escola Estadual Isabel Maria das Neves. After investigating the intercurrence of speaking over writting (Marcuschi, 2004; Cagliari, 2010) on the students’s records, the present work aims to propose instructional materials that help the students comprehend this variation as well as the possible scenarios in which each variable occurs, minimizing their difficulty in using the mentioned sequence connectors on formal writting. The primary hypothesis states that students express typical usages of less-supervised speech in formal writting and that a variationist reflection on the employment of these connectors in several communicative situations might guide the students through usages that are more conscious and suitable for specific sociointeractive demands. For this purpose, we review a few studies regarding the theme of sequenciation (Tavares, 2003; Silva, 2013; Vieira, 2016), not only from a theoretical approach but also from a pedagogical perspective; we enter the instructional class book, highlighting both positive and negative points with respect to the treatment given to language in the collection; and we compare, grounded on the theoretical-methodological contribution of Variationist Sociolinguistics (Weinreich, Labov e Herzog, 1968; Labov, [2008] 1972), the use of E, AÍ and ENTÃO on students’s oral narratives and written tales, by verrifying the influence of the linguistics variables sequenciation subfunctions, articulation levels, genre and verb aspect, and the social variables, sex and school class, on the variation establishment. We therefore build multinomial logistics regression models on platform R, applying Mlogit function. We present the results of the retroactive-propeller sequenciation on the students’s oral and writting extracts, which show that AÍ is favored in intertopic environment and E is in turn favored in intratopic situation, in masculine sex, in writting texts and in the subfunctions finalization and introduction of effect. In view of the results and based on the principles of Educational Sociolinguistics (Bortoni-Ricardo, 2004), we propose a three-module didactic series of activities for promoting discussion about linguistics variation during class, by analysing and rewritting the students’s own productions and reflecting on the employment and the social avaliations of the use of sequence connectors in real language. |
| Palavras-chave: | Sociolinguística educacional Variação discursiva Livro didático - Ensino fundamental Sequenciação retroativo-propulsora Educational sociolinguistics Discourse variation Instructional book - Elementary School Retroactive-propeller sequenciation |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística e ensino |
| Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29686 |
| Data do documento: | 28-Fev-2023 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PriscilaSheilaDeMedeirosDaSilva_Dissert.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
