Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2970
Tipo: TCC
Título: Um estudo de caso a partir da atuação psicopedagógica utilizando estratégias lúdicas com o TDAH
Autor(es): Figueiredo, Juliete de Souza
Primeiro Orientador: Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de origem genética, que persiste por toda a vida da pessoa, tendo início na infância e compromete o funcionamento do indivíduo em vários aspectos de sua vida, sendo caracterizado por três grupos de alterações: hiperatividade, impulsividade e desatenção. Esse artigo refere-se a um estudo de caso com uma criança com TDAH, abordando à atuação psicopedagógica e a utilização de recursos lúdicos como um meio que propicie melhoras significativas na área de aprendizagem da criança. Durante a leitura será possível verificar as especificidades que o TDAH apresenta, aprofundando a cerca do fracasso escolar e a relação com o transtorno, bem como também as formas de avaliação e a importância das intervenções com esse caso, além de destacar durante a fundamentação sobre a utilização do recurso lúdico na atuação psicopedagógica clínica. Para nortear esse estudo foi construído um Protocolo de Observação Psicopedagógico para coletar os dados necessários na aplicação dos instrumentos utilizados na pesquisa. Esses dados foram coletados antes e após a utilização das estratégias lúdicas, para conferir as mudanças ocorridas com a criança e esse estudo objetivou de uma forma geral, verificar o potencial da utilização dessas estratégias na atuação psicopedagógica clínica com o TDAH. Sendo assim os efeitos foram significativos, uma vez que, houve grande progresso da criança, conforme os resultados. Esse estudo foi realizado no Centro de Atendimento Psicopedagógico: Clínica- Escola da Universidade Federal da Paraíba, durante o estágio clínico em psicopedagogia realizado pelo pesquisador.
Abstract: The Attention Deficit Disorder / Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobiological disorder of genetic origin, which persists throughout a person's life, beginning in childhood and compromise the functioning of the individual in various aspects of his life and is characterized by three groups of changes: hyperactivity, impulsivity and inattention. This article refers to a case study of a child with ADHD, addressing the pedagogical activities and the use of recreational resources as a means conducive significant improvements in children's learning area. While reading you can check the specifics that ADHD presents, deepening about school failure and the relationship with the disorder, and also forms of assessment and the importance of interventions with this case and highlights during22 the foundation on use of recreational use in clinical pedagogical practice. To lead this study we built a Psicopedagógico Observation Protocol to collect the necessary data in applying the tools used in the research. These data were collected before and after the use of play strategies, to check the changes with the child and this study aimed in general, verify the potential of using these strategies in clinical pedagogical action with ADHD. Thus the effects were significant since there was great progress of the child, according to the results. This study was conducted in Psicopedagógico Service Center: School Clinic of the Federal University of Paraíba, during the clinical stage in educational psychology conducted by the researcher.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
Atuação psicopedagógica
Lúdico
Fracasso escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2970
Data do documento: 19-Fev-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSF06042015.pdf964,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.