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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29719
Tipo: Tese
Título: Avaliação das condições térmicas em escolas públicas no semiárido paraibano segundo os princípios da arquitetura bioclimática
Autor(es): Pinheiro, Wilma Fernandes
Primeiro Orientador: Santos, Joel Silva dos
Resumo: Baseado no enfoque bioclimático da arquitetura que envolve uma inter-relação entre ambiente construído, elementos climáticos e bem-estar humano, este estudo buscou analisar as condições térmicas em duas escolas públicas localizadas na região semiárida do Nordeste brasileiro, especificamente na cidade de Cajazeiras/PB, e suas relações com os princípios da arquitetura bioclimática local. Para essa avaliação, utilizou-se do monitoramento e registro das variáveis climáticas (temperatura do ar e umidade relativa do ar) em duas etapas, por meio de aparelhos termo higrômetros HOBO Data Logger U-10 instalados em duas salas de aula de cada escola, sem ocupação, com janelas abertas e portas fechadas. Na primeira etapa, foram coletados dados de temperatura do ar e umidade relativa do ar em 7 dias do período seco da região (de 15 a 22 de setembro de 2021). Na segunda etapa, os dados microclimáticos foram coletados durante 7 dias em meses do período chuvoso da região (31 de janeiro de 2022 a 07 de fevereiro de 2022) para fins de análises comparativas. A coleta com salas desocupadas permitiu um maior controle dos dados, pois não sofreu influências do calor interno produzido pela ocupação e, também, da interferência do sistema de resfriamento. Além das salas de aula, dois pontos externos, em cada uma das escolas, serviram como referência da temperatura externa. Os resultados demonstraram que os quatro pontos internos monitorados apresentaram Índice de Desconforto Térmico (IDT) oscilando entre desconfortável à parcialmente confortável. Além disso, os ambientes internos, no período noturno e nas primeiras horas do dia, apresentaram temperaturas mais elevadas que os ambientes externos. Essas constatações comprovaram que os ambientes construídos avaliados nesta pesquisa estão desconectados com os princípios bioclimáticos adequados para essa região do semiárido paraibano. A comparação dos dados climatológicos permitiu observar que a sala de aula com ventilação cruzada é favorável ao conforto térmico, nas primeiras horas do dia. As relações dos dados coletados com os materiais utilizados na cobertura, mostraram que as telhas de fibrocimento contribuíram para o aumento das temperaturas, enquanto as telhas de cerâmica e a laje inclinada absorveram menos radiação térmica para o interior do ambiente, transferindo menos calor para o interior do ambiente. A proximidade com vegetação no entorno imediato apresentou-se como um outro parâmetro diferenciador, com influência na diminuição das temperaturas e, sobretudo, no aumento da umidade relativa do ar.
Abstract: Based on the bioclimatic approach to architecture, which involves an interrelationship between the built environment, climatic elements and human well-being, this study sought to analyze the principles of local bioclimatic architecture and its relationships with thermal comfort conditions in two public schools located in the region. semi-arid region of the Brazilian Northeast, specifically in the city of Cajazeiras/PB. For the bioclimatic assessment of the schools, monitoring and recording of climate variables (air temperature and relative humidity) were used in two stages, using HOBO Data Logger U-10 thermo-hygrometers installed in two classrooms of each school. , unoccupied, with open windows and closed doors. In the first stage, air temperature and relative humidity data were collected in 7 days of the region's dry period (from September 15 to 22, 2021). In the second stage, microclimatic data were collected during 7 days in months of the region's rainy season (January 31, 2022 to February 7, 2022) for comparative analysis purposes. The collection with unoccupied rooms allowed greater control of the data, as it was not influenced by the internal heat produced by the occupation and also by the interference of the cooling system. In addition to the classrooms, two external points, in each of the schools, served as a reference for the external temperature. The results showed that the four monitored internal points presented Thermal Discomfort Index (TDI) ranging from uncomfortable to partially comfortable. In addition, indoor environments, at night and in the early hours of the day, had higher temperatures than outdoor environments. These findings proved that the built environments evaluated in this research are disconnected with the appropriate bioclimatic principles for this semi-arid region of Paraíba. Comparison of climatological data allowed us to observe that classrooms with cross ventilation are more favorable for thermal comfort in the early hours of the day. The relations of the data collected with the materials used in the roof, found that the fiber cement tiles contribute to the increase in temperatures and the ceramic tiles and the inclined slab absorb less thermal radiation towards the interior of the environment. Proximity to vegetation in the immediate surroundings was another differentiating parameter, influencing the decrease in temperatures and, above all, the increase in relative humidity.
RESUMEN. Basado en el enfoque bioclimático de la arquitectura, que implica una interrelación entre el ambiente construido, los elementos climáticos y el bienestar humano, este estudio buscó analizar los principios de la arquitectura bioclimática local y sus relaciones con las condiciones de confort térmico en dos escuelas públicas ubicadas en la región semiárida del Nordeste brasileño, específicamente en la ciudad de Cajazeiras/PB. Para la evaluación bioclimática de las escuelas se utilizó el monitoreo y registro de variables climáticas (temperatura del aire y humedad relativa) en dos etapas, utilizando termohigrômetros HOBO Data Logger U-10 instalados en dos salones de cada escuela, desocupados, con espacio abierto. ventanas y puertas cerradas. En la primera etapa se recolectaron datos de temperatura del aire y humedad relativa en 7 días del período seco de la región (del 15 al 22 de septiembre de 2021). En la segunda etapa, se recolectaron datos microclimáticos durante 7 días en meses de la temporada de lluvias de la región (31 de enero de 2022 al 7 de febrero de 2022) con fines de análisis comparativo. La toma con habitaciones desocupadas permitió un mayor control de los datos, ya que no fue influenciado por el calor interno producido por la ocupación y también por la interferencia del sistema de enfriamiento. Además de las aulas, dos puntos externos, en cada una de las escuelas, sirvieron como referencia para la temperatura externa. Los resultados mostraron que los cuatro puntos internos monitoreados presentaron Índice de Malestar Térmico (TDI) que van desde incómodo hasta parcialmente cómodo. Además, los ambientes interiores, por la noche y en las primeras horas del día, presentaron temperaturas más altas que los ambientes exteriores. Estos hallazgos demostraron que los ambientes construidos evaluados en esta investigación están desconectados de los principios bioclimáticos apropiados para esta región semiárida de Paraíba. La comparación de datos climatológicos permitió observar que las aulas con ventilación cruzada son más favorables para el confort térmico en las primeras horas del día. Las relaciones de los datos recolectados con los materiales utilizados en la cubierta, encontró que las tejas de fibrocemento contribuyen al aumento de las temperaturas y las tejas cerámicas y la losa inclinada absorben menos radiación térmica hacia el interior del ambiente. La proximidad a la vegetación del entorno inmediato fue otro parámetro diferenciador, incidiendo en el descenso de las temperaturas y, sobre todo, en el aumento de la humedad relativa.
Palavras-chave: Arquitetura escolar
Escola - Desconforto térmico - Cajazeiras/PB
Políticas públicas
Microclima
School architecture
School - Thermal discomfort - Cajazeiras/PB
Public policy
Microclimate
Arquitectura escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gerenciamento Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29719
Data do documento: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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