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metadata.dc.type: TCC
Title: Atuação dos conselhos tutelares e evasão escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: o psicopedagogo como agente facilitador da reinserção
metadata.dc.creator: Andrade Neto, Luiz de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho traz uma reflexão acerca da evasão escolar de crianças e adolescentes em situação de risco social, da atuação dos Conselhos Tutelares nesse problema e da influência do trabalho psicopedagógico para minimizá-lo. Portanto, têm como objetivo analisar como se procede a reinserção do aluno evadido na escola, através dos Conselhos Tutelares, e como o trabalho Psicopedagógico pode auxiliar nesse processo. Reflete também o conhecimento dos conselheiros tutelares acerca da atuação psicopedagógica como aliada na reinserção do sujeito no âmbito escolar, como também na inibição da evasão em si. Refletimos também a influência da Psicopedagogia para a prevenção, como também para atuação contra esse problema recorrente nas escolas brasileiras. A pesquisa foi realizada em dois Conselhos Tutelares da cidade de João Pessoa, e trouxe uma ideia de como o trabalho psicopedagógico se faz necessário nesse contexto. Entendendo que esses conselhos são importantes ferramentas populares de fiscalização, que assegura os direitos da criança e do adolescente em situação de risco social. Metodologicamente trilhamos o seguinte percurso: Estudo da constituição federal, ECA, ainda perpassamos por autores que abordam o tema, além de visitas aos locais de pesquisa e entrevistas com conselheiros tutelares que representam as respectivas áreas pesquisadas.
Abstract: This paper presents a reflection about evasion school of children and adolescents in social risk, the work of child protection agencies this problem and the influence of Psychopedagogists work to minimize it. Therefore, have to analyze how to proceed reintegration of evaded student at school, through child protection agencies, and how the work can assist in this Psychopedagogical process. Also reflects seeks to understand whether it is the knowledge of the council members Psychopedagogical acting as an ally in the reintegration of the subject in schools, but also in inhibiting evasion itself. Also reflect the influence of showing that is Psychopedagogical essential not only for the prevention but also to act against this recurring problem in Brazilian schools .The survey was conducted in two community councils of the city of João Pessoa, and brought an idea of how the Psychopedagogical work is needed in this context. Understanding that the child protection agency is important popular monitoring tool to ensure the rights of children and adolescents end15 situation of social risk. Methodologically tread the following route: Study of the federal constitution, ECA also tread by authors that address, as well as visits to local research and interviews with council members representing the respective areas surveyed.
Keywords: Evasão Escolar
Conselhos Tutelares
Atuação Psicopedagógica
Evasion School
Guardianship Councils
Psychopedagogical performance
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2974
Issue Date: 20-Feb-2015
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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