Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Matheus Felipe dos Santos-
dc.date.accessioned2024-03-06T15:50:40Z-
dc.date.available2024-03-06-
dc.date.available2024-03-06T15:50:40Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29780-
dc.description.abstractWestern societies have faced significant changes with the rise of secularization, becoming increasingly decentralized from hegemonic institutional discourses. The subjects now have autonomy to elaborate their own senses of belonging and identity constructs, but, still, it is something recent, yet quite expressive. These constructs, until then coercive and elaborated from a centered ideological discursive positioning, go through several questions, especially those bodies that have experienced marginalization through discourse and performative policies: given that we are all crossed by language. This research is directed to a specific group that felt this marginalization and silencing, homosexuals, seeking to analyze the motivations social and theological, based of a theoretical-methodological referential Discourse Analysis proposed by Eni Orlandi, that provided the religious transit of male homosexual subjects between traditional and inclusive religious institutions. For this we go through some conceptual issues, such as masculinity, sexuality, affectivity, and identity constructions, so that we can continue with our analyses about homosexual performance in the modern West and its presence in the Brazilian neoprotestant movement. We therefore have an exploratory and investigative research associate with a bibliograph and ethnography study. What turned out, while the final considerations of the research, it is like the principal change happen in the religious field happened through biblical Hermeneutics, namely, a renovation in the Hermeneutics by these subjects that seek a new practice of the Christian faith, having the Liberation Theology as principal motto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-03-06T15:50:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFSB06032024.pdf: 1224197 bytes, checksum: 5a0a8d9f9b94f7eb726c91149f0d5ec1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-06T15:50:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFSB06032024.pdf: 1224197 bytes, checksum: 5a0a8d9f9b94f7eb726c91149f0d5ec1 (MD5) Previous issue date: 2023-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrânsito religiosopt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectSociologia das religiõespt_BR
dc.titleReligião e homossexualidade: o trânsito religioso de homossexuais entre igrejas tradicionais e inclusivaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Fernanda-
dc.description.resumoAs sociedades ocidentais têm enfrentado mudanças significativas com a ascensão da secularização, tornamo-nos cada vez mais descentralizados dos discursos institucionais hegemônicos. Os sujeitos agora têm autonomia para elaborarem seus próprios sentidos de pertença e constructos identitários, mas, ainda assim, é uma algo recente, todavia bastante expressivo. Esses constructos, até então coercitivos e elaborados a partir de um posicionamento discursivo ideológico centrado, passam por diversos questionamentos, em especial daqueles corpos que experimentaram a marginalização através do discurso e de políticas performativas: dado que somos todos/as atravessados pela linguagem. A presente pesquisa direciona-se a um grupo específico que sentiu essa marginalização e silenciamento, os homossexuais, buscando analisar as motivações sociais e teológicas, a partir de um referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso, de linha francesa, proposta por Eni Orlandi, que propiciaram o trânsito religioso de sujeitos homossexuais masculinos entre instituições religiosas tradicionais e inclusivas. Para isso percorremos algumas questões conceituais, como, por exemplo, masculinidade, sexualidade, afetividade, e construções identitárias para, assim, seguirmos com nossas análises a respeito da performance homossexual no Ocidente moderno e sua presença no movimento neoprotestante brasileiro. Temos, portanto, uma pesquisa exploratória e investigativa aliada a um estudo bibliográfico e etnográfico. O que se mostrou, enquanto as considerações finais da pesquisa, é como a principal mudança ocorrida no campo religioso se deu através da Hermenêutica bíblica, isto é, uma renovação na Hermenêutica por esses sujeitos que buscam uma nova prática da fé cristã, tendo a Teologia da Libertação como mote principal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFSB06032024.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons