Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29789
Tipo: Dissertação
Título: Teoria do efeito estético articulada à teoria histórico-cultural e BNCC: contribuições para o ensino de leituras literárias
Autor(es): Silva, Carolaine Marinho da
Primeiro Orientador: Costa, Fabiana Ferreira da
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prioriza a formação de leitores-fruidores. Para desempenhar essa tarefa, os professores mediadores precisam de fundamentos teóricos e metodológicos. A fim de auxiliar a atuação docente, é mister pensar nas possíveis contribuições da Teoria do Efeito Estético (TEE) articulada à Teoria Histórico-Cultural (THC) conforme Santos (2007; 2009) para o desenvolvimento de competências literárias propostas pela BNCC – no âmbito do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio. A partir disso, levanta-se a seguinte questão: a TEE articulada à THC conforme Santos (2007; 2009) pode contribuir para o desenvolvimento das competências contidas no campo artístico-literário da BNCC? A nossa hipótese é que tal articulação oferece subsídios para o trabalho com a literatura em sala de aula, em consonância com as proposições da BNCC, pois é capaz de basear o Mapeamento da Experiência Estética dos leitores (MAPEE) e a aplicação do Roteiro Didático Metaprocedimental (RDM), ferramentas que podem favorecer o alcance de competências presentes no documento. O objetivo geral deste trabalho é verificar a viabilidade da articulação entre a TEE e a THC no ensino de leituras literárias conforme a BNCC preconiza. Para tanto, os objetivos específicos são: examinar os pressupostos da BNCC, especialmente no que tange ao ensino de literatura; discutir teoricamente a TEE articulada à THC conforme Santos (2007; 2009) e suas possíveis contribuições para o ensino de leituras literárias em contexto escolar; apresentar uma proposta de ensino de leitura literária para o 9º ano do Ensino Fundamental com base na TEE articulada à THC e nas orientações presentes na BNCC. A abordagem metodológica é qualitativa, com a utilização de pesquisa exploratória e bibliográfica. Os principais aportes teóricos são: Santos (2007; 2009; 2014), Iser (1996), Bezerra (2021), Santos e Costa (2020). Os resultados indicam que, para além de contribuições teóricas, essa articulação também contribui metodologicamente com a atuação do docente.
Abstract: The National Common Curricular Base (BNCC) prioritizes the formation of readers-enjoyers. To fulfil such task, the mediating teachers need theoretical and methodological principles. In order to assist the teaching performance, its crucial the consideration of the Aesthetic Effect Theory (AET) articulated with the Historical-Cultural Theory (THC) accordingly with Santos (2007; 2009) for the development of the literary competences proposed in the BNNC – in the sphere of Elementary Education (Final Years) and High School. Based on this, the following question’s risen: can the AET articulated with Santo’s (2007; 2009) THC contribute to the development of competences contained in the artistic-literary field of the BNCC? Our hypothesis is that such articulation offers support for addressing literature in the classroom in line with the BNCC’s propositions, as it can underpin the Mapping of Readers' Aesthetic Experience (MAPEE) and the application of the Metaprocedimental Didactic Script (RDM). These tools can favour the achievement of competences outlined in the document. The general objective of this work’s verifying the viability articulating the Aesthetic Effect Theory (AET) with the Historical-Cultural Theory (THC) in the teaching of literary readings as advocated by the BNCC. Towards its achieving, the specific objectives are: to examine the premisses of the BNCC, especially those regarding the teaching of literature; to theoretically discuss the AET articulated with Santos’s (2007; 2009) THC and its possible contributions to the teaching of literary readings in the school setting; to present a proposal for teaching literary reading to the 9th year of Elementary School based on the AET articulated with the THC and the guidelines outlined in the BNCC. The methodological approach's qualitative, utilizing exploratory and bibliographical research. The main theoretical contributions are Santos (2007; 2009; 2014), Iser (1996), Bezerra (2021) and Santos and Costa (2020). The results indicate that, in addition to those theoretical contributions, this articulation also assists methodologically the teacher's performance.
Palavras-chave: Ensino de literatura
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
Teoria do efeito estético
Teoria histórico-cultural
Leitura - Ensino médio
Literary teaching
Aesthetic effect theory
Historical-cultural theory
Reading - High school
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29789
Data do documento: 19-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolaineMarinhoDaSilva_Dissert.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons