Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29790
Tipo: Dissertação
Título: Inovação em organizações públicas brasileiras: análise de práticas organizacionais relacionadas às competências coletivas
Autor(es): Lins, Carolina Teixeira de Miranda
Primeiro Orientador: Santos, Wagner Soares Fernandes dos
Resumo: As organizações públicas vêm adotando progressivamente a inovação com a finalidade de enfrentar os desafios e proporcionar aos cidadãos uma prestação de serviços com melhor qualidade e eficiência. Para isso, torna-se fundamental desenvolver competências voltadas à inovação. Esta pesquisa partiu de um modelo de competências multinível, proposto por Montezano (2021) e analisou equipes premiadas no Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Enap. Buscou verificar as competências coletivas e identificar práticas organizacionais voltadas à inovação e que fossem relacionadas àquelas. Nesse contexto, a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, em um estudo de casos múltiplos, com triangulação de dados obtidos em 14 entrevistas e 19 relatórios das equipes premiadas. Como resultados, foram observadas as 18 competências coletivas validadas por Montezano (2021) e identificadas como práticas organizacionais relacionadas: o incentivo à inovação, o suporte organizacional, o estabelecimento de parcerias, de redes formais e informais, bem como a realização de treinamentos e capacitações. Diante disso, espera-se contribuir para ações de desenvolvimento e fortalecimento de práticas organizacionais e competências coletivas fundamentais para ações inovativas, viabilizando-se melhorias nos processos de trabalho e na prestação de serviços públicos mais eficientes e eficazes à sociedade.
Abstract: Public organizations have been progressively adopting innovation in order to face challenges and provide citizens with better quality and efficient services. To achieve this, it is essential to develop skills focused on innovation. This research was based on a multi-level skills model, proposed by Montezano (2021) and analyzed teams that won awards in the Public Sector Innovation Competition, promoted by Enap. It sought to verify collective competencies and identify organizational practices aimed at innovation and that were related to those. In this context, the research used a qualitative approach, in a multiple case study, with triangulation of data obtained in 14 interviews and 19 reports from the award-winning teams. As results, the 18 collective competencies validated by Montezano (2021) were observed and identified as related organizational practices: encouraging innovation, organizational support, establishing partnerships, formal and informal networks, as well as carrying out training and qualifications . In view of this, it is expected to contribute to actions to develop and strengthen organizational practices and collective skills that are fundamental for innovative actions, enabling improvements in work processes and the provision of more efficient and effective public services to society.
Palavras-chave: Competências coletivas - Setor público
Inovação - Organizações públicas
Práticas organizacionais
Prêmio de inovação
Collective competences - Public sector
Innovation - Public organizations
Organizational practices
Innovation award
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29790
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolinaTeixeiraDeMirandaLins_Dissert.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons