Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29793
Tipo: | Tese |
Título: | Atuação da(o) psicóloga(o) escolar em equipe de especialistas: um estudo na rede municipal de ensino de João Pessoa-PB |
Autor(es): | Silva, Cláudia Luciene de Melo |
Primeiro Orientador: | Aquino, Fabíola de Sousa Braz |
Resumo: | A presente tese aborda a atuação do psicólogo escolar em equipe multiprofissional e defende que a(o) psicóloga(o) escolar pode colaborar com ações promotoras do desenvolvimento e da aprendizagem junto aos diversos atores que constituem a comunidade escolar e, especificamente, com a equipe com a qual trabalha. Tem como objetivo conhecer e analisar a atuação de psicólogas(os) escolares em equipe de especialistas da rede pública municipal de João Pessoa-PB. Defende-se como tese que a atuação de psicólogos escolares em equipe de especialistas possui especificidades que devem ser compreendidas pela própria equipe e pelo coletivo escolar para facilitar uma atuação focada nas demandas institucionais e nos processos de aprendizado e desenvolvimento. Participaram 92 profissionais da Educação, sendo 62 psicólogas, 8 assistentes sociais e 22 pedagogas. As (Os) 62 psicólogas(os) escolares que atuam no Ensino Fundamental I, II, e na EJA, responderam a um questionário sociodemográfico e de perfil profissional on-line (google forms). Destes, 14 psicólogas, 22 pedagogas e oito assistentes sociais responderam a uma entrevista semiestruturada. E, destas 14 psicólogas que responderam ao questionário e à entrevista semiestruturada, três responderam a uma entrevista reflexiva. Os resultados do questionário apontaram que a maioria das(os) profissionais não possuíam estágio supervisionado na área da Psicologia Escolar, o que indicou ter impacto na atuação no contexto educativo, dada a importância da relação entre o perfil de formação profissional e a atuação na equipe. Os dados levantados nos dois tipos de entrevista demonstraram que as ações dos psicólogos na rede municipal se alternam entre a perspectiva crítica e a hegemônica, o que se reconhece como um avanço na consolidação de uma nova forma de atuar. Porém, ressalta-se a necessária demarcação do papel da(o) psicóloga(o) escolar para uma prática coerente com a literatura do campo da Psicologia Escolar Educacional, que respalde uma atuação no contexto educacional e na atuação como membro de uma equipe de especialistas. Verificou-se no relato das psicólogas entrevistadas que as(os) especialistas ainda esperam das(os) psicólogas(os) uma atuação tradicional, pautada em uma perspectiva clínica, com foco no aluno, no atendimento a estudantes, diagnóstico de problemas de aprendizagem, encaminhamentos, quando se referem a atuar no processo de ensino e de aprendizagem. Salientou-se, no entanto, ser pertinente a avaliação na escola e a realização de encaminhamentos neste espaço quando esgotadas as possibilidades de intervenção para superação das dificuldades de aprendizagem, e que intervir no referido processo requer considerar fatores e atores múltiplos. Os resultados também indicaram que, dentre as psicólogas, participar da equipe de especialistas não havia sido considerado como objeto de intervenção de sua prática, no sentido de colaborar com o seu desenvolvimento, o que se considerou importante aspecto a ser alvo de maior reflexão entre as profissionais. Já as assistentes sociais e pedagogos, em sua análise sobre o trabalho em equipe, apontaram dificuldades, críticas, queixas, objetivos e potencialidades, que caracterizam a atuação nesse formato, demonstrando a existência de questões que podem ser foco de atuação do psicólogo escolar, para contribuir com o desenvolvimento da equipe de especialistas. Esse grupo de entrevistadas também mencionou que, em suas concepções, a atuação do psicólogo na escola requer atuar junto a professores, alunos e famílias, atuar como membro da equipe, e no processo de ensino e de aprendizagem, por meio de assessoria, aconselhamento, escutas para intervir em questões comportamentais, relações interpessoais, dificuldades de aprendizagem. Os referidos dados endossam a necessidade de a(o) psicóloga(o) escolar realizar uma prática que busque promover reflexões sobre as diversas questões que envolvem a equipe de especialistas, com propósito de colaborar com o fortalecimento e desenvolvimento destas. Mas, para antes disto, defendemos que é possível e faz parte da atuação dessas(es) profissionais realizar as referidas intervenções, tanto pelo que é atribuído nos documentos técnicos para atuação do psicólogo quanto pelo embasamento teórico e metodológico da área da Psicologia Escolar e Educacional. Vislumbra-se que os resultados da presente pesquisa e as reflexões dela extraídas possam contribuir com novas proposições de estudos que explorem as potencialidades e peculiaridades do trabalho da(o) psicóloga(o) em equipe multiprofissional e suas variadas possibilidades de intervenção com a comunidade escolar. Sobretudo, afirma-se como premente, o constante debate e ações efetivas voltadas à demarcação da função da(o) psicóloga(o) escolar no espaço educativo, pelos desafios que se impõem a partir da Lei nº 13.935/2019, que regulamentou a presença de psicólogas(os) e assistentes sociais em instituições públicas de educação. |
Abstract: | The current thesis broaches the performance of the school psychologist in a multiprofessional team and defends that the school psychologist can collaborate with actions promoting the development and learning of the various actors that make up the school community and, specifically, with the team they work with. Its objective is to understand and analyze the performance of school psychologists in specialized teams from the municipal public health network in João Pessoa - PB. The thesis defended is that the performance of school psychologists in specialized teams has specificities that must be comprehended by the team and school community to facilitate a performance focused on institutional demands and learning and development processes. Took part in the research 92 professionals from the Educational area, 62 being psychologists, 8 social workers and 22 pedagogues. The psychologists working in Fundamental I and II levels, as well as the EJA level, answered a sociodemographic and professional profile questionnaire online (Google Forms). Of those, 14 psychologists, besides the 22 pedagogues and 8 social workers, also answered a semi-structured interview, and of those, 3 psychologists answered a reflexive interview as well. Results showed that most professionals did not have a supervised internship in the school psychology area, impacting their performance in the educational context, given the relation between professional training profile and team performance. Data from the interviews also show that the actions and choices taken by psychologists in the municipal public health network alternate between the critic and hegemonic perspectives, which is recognized as an advance in the consolidation of a new way to perform. It is, however, necessary to direct the role of the school psychologist towards a practice that is coherent with literature in the Educational School Psychology field, backing actions in the context of education and performance of a specialist team member. The account from the psychologists verifies that specialists still expect psychologists to act in a traditional manner, based in a clinical perspective, with a focus on the student, student services, learning disabilities diagnosis and forwarding to other specialists when they refer to actions in the teaching and learning process. They nonetheless stressed the pertinence of the evaluations in school and forwarding students when other intervention possibilities for overcoming learning disabilities are exhausted, and that interfering in the before-mentioned process requires considering multiple factors and actors. Results also show that, among the psychologists, participating in the specialist team had not been considered their practice’s object of intervention, in the sense of collaborating in its development, which was considered an important aspect and target of a more in-depth reflection for the professionals. Social workers and pedagogues, on the other hand, pointed out difficulties, criticisms, complaints, goals and potentialities in their team work analysis, characterizing the performance in this format, showing the existence of questions that might be the focus of a scholar psychologist’s actions, to contribute with the development of the specialist team. This group also mentioned that, in their conception, the performance of the psychologist in school requires acting alongside professors, students and families, acting as a team member, and in the process of teaching and learning, by means of advising and listening to intervene in matters of behavior, interpersonal relations and learning disabilities. The referred data endorses the need for the school psychologist to perform a practice that seeks to promote reflexions on the many questions involving the specialist team, intending to collaborate with the strengthening and development of the team. But, before even that, we defend it is possible and is indeed a part of these professionals’ actions to execute the mentioned interventions, both from the technical documents on what constitutes the performance of a psychologist as well as the theoretical and methodological foundations of Educational and School Psychology. It is expected that the results of this research and the reflections that may be extracted from within it will contribute with new study propositions that explore the potentialities and peculiarities of the work of a psychologist in multiprofessional teams and their various possibilities of intervention within the school community. Above all else, it shows the urgency of the debate and effective actions on defining what exactly is the function of a school psychologist in the educational process, along with the challenges presented by Law 13.935/2019, regulating the presence of social workers and psychologists in public education institutions. |
Palavras-chave: | Psicologia escolar Equipe de especialistas Desenvolvimento humano adulto Formação e atuação profissional School psychology Specialist team Adult human development Professional training and performance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29793 |
Data do documento: | 30-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CláudiaLucieneDeMeloSilva_Tese.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons