Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29798
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino da escrita em turmas multisseriadas: uma análise das atividades desenvolvidas no ensino fundamental anos iniciais durante a pandemia do Covid – 19 |
Autor(es): | Guimarães, Jeniffer Camila da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Nilvania dos Santos |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada teve por objetivo investigar como ocorreu o processo de ensino da escrita em turma multisseriada em tempos de pandemia. Este estudo está situado no campo de estudos da linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem, apresenta abordagem qualitativa e se caracteriza como pesquisa exploratória. Nesse sentido, foi realizada a coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada e análise documental das atividades de escrita, feitas por alunos matriculados no ensino fundamental anos iniciais em turma multisseriada. Para a análise de conteúdo utilizou-se a abordagem de Bardin (1997 e 2016), Ludke e André (1986) e Bogdan e Biklen (1994) e Minayo (1994). Os resultados obtidos revelaram que o processo de ensino da escrita está diretamente relacionado à concepção de ensino do professor responsável pela turma e às necessidades de aprendizagem dos alunos. Mediante os achados da pesquisa, constata-se que não existe uma receita de ensino que deva ser aplicada por todos os professores, mas uma estratégia de ensino particular a cada contexto escolar. |
Abstract: | The research presented here aimed to investigate how the process of teaching writing in a multigrade class occurred in times of a pandemic. This study is located in the field of studies of the line of research Teaching and Learning Processes, presents a qualitative approach and is characterized as exploratory research. In this sense, data collection was carried out through semi-structured interviews and documental analysis of the writing activities carried out by students enrolled in elementary school in the early years in a multigrade class. For content analysis, the approach of Bardin (1997 and 2016), Ludke and André (1986) and Bogdan and Biklen (1994) and Minayo (1994) was used. The results obtained revealed that the teaching process of writing is directly related to the teaching conception of the teacher responsible for the class and to the students' learning needs. Through the research findings, it appears that there is no teaching recipe that should be applied by all teachers, but a particular teaching strategy for each school context. |
Palavras-chave: | Ensino da escrita Turma multisseriada Educação na pandemia Teaching writing Multiseriate class Education in the pandemic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29798 |
Data do documento: | 13-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JenifferCamilaDaSilvaGuimarães_Dissert.pdf | 6,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons