Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29809
Tipo: Dissertação
Título: A formação de leitores na escola: projeto Lúcia Giovanna no mundo da literatura infantil
Autor(es): Santos, Lucilene Maria da Conceição
Primeiro Orientador: Segabinazi, Daniela Maria
Resumo: O tema dessa dissertação de mestrado discorre sobre a leitura de literatura na escola e a formação de leitores, a partir da análise do projeto denominado Lúcia Giovanna no Mundo da Literatura Infantil. Tem como principais objetivos refletir acerca da leitura literária e verificar como um projeto de leitura pode contribuir para aproximar alunos dos livros e formar leitores; ainda, busca compreender qual a importância de formar leitores literários e qual o papel da professora nesse processo. Nessa direção, a investigação destaca a importância da literatura na perspectiva de formar o futuro leitor e fomentar a aprendizagem significativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para realização deste estudo, utilizamos como metodologia principal a pesquisa qualitativa, com a observação do contexto da prática do projeto de leitura, bem como as práticas desenvolvidas na escola. Além disso, realizamos pesquisa bibliográfica, centrada em autores como: Colomer (2007), Barbosa (2008), Oliveira (2014), Hernandez (1998), Caser (2015), Zilberman (2008), Freire (2008), Santos e Souza (2004), Solé (1998), Soares (2005), Cosson (2021). Tomando-se como base o letramento literário e a formação de leitores, foram observados o trabalho desenvolvido por meio de projetos de leitura na escola EM Profa. Lúcia Giovanna Duarte de Melo, buscando-se verificar e analisar como a literatura infantil era utilizada nas turmas de educação infantil e de ensino fundamenta II. Os resultados mostraram que a escola oferece meios para a formação do leitor, através de um trabalho com momentos de contação de histórias e leitura de literatura, entretanto, há que se investir na formação inicial e continuada das professoras, no sentido de que possam compreender e utilizar o letramento literário na sala de aula para a constituição de uma comunidade de leitores ativos e autônomos. Percebemos, ainda, por meio das análises e das reflexões realizadas, entre outros aspectos, que a formação de leitores literários não é uma tarefa fácil, porém é possível; constatamos também que práticas tradicionais de leitura podem e devem ser deixadas de lado, com o auxílio de projetos estruturados, com objetivos claros e sem imposição ou obrigatoriedade, cabendo à professora atuar como incentivadora e mediadora, pois somente assim conseguimos contribuir para que a leitura faça parte da vida das nossas crianças e jovens.
Abstract: The theme of this dissertation encompasses the reading of literature at school and the formation of readers from an analysis of a project called Lúcia Giovanna in the World of Children's Literature. The main goals of this work are to reflect on literary reading and to verify how a reading project can contribute to bringing students to books and forming readers. It therefore seeks to understand the importance of forming literary readers and the role of the teacher in this process. In this sense, the investigation highlights the importance of literature from the perspective of fomenting meaningful learning in the early years of elementary school. This qualitative research involved observing the context of practice in this school reading project, as well as practices themselves. Furthermore, bibliographical research undertaken centered on authors such as: Colomer (2007), Barbosa (2008), Oliveira (2014), Hernandez (1998), Caser (2015), Zilberman (2008), Freire (2008), Santos e Souza (2004), Solé (1998), Soares (2005), Cosson (2021). Based on literary literacy and the development of readers, this study was carried out through reading projects at the municipal school Profa. Lúcia Giovanna Duarte de Melo, seeking to verify and analyze how children's literature was used in early childhood education and junior high school. The results showed that the school offers means for reader development through storytelling moments and literature. However, investment in initial and continuous teacher training is required, so teachers can understand and use literary literacy in the classroom to constitute a community of active and autonomous readers. It was also observed, through analysis and reflection, that the formation of literary readers is not an easy task, but it is possible. We also found that traditional reading practices must be set aside in favour of structured projects, with clear goals, without imposition or obligation, allowing the teacher to act as an encourager and mediator, as that appears to contribute to reading becoming an integral part of our children’s and young people´s lives.
Palavras-chave: Literatura - Ensino fundamental
Formação de leitores
Letramento
Literatura infantil
Literature - Elementary education
Development of readers
Literacy
Children's literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29809
Data do documento: 21-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucileneMariaDaConceiçãoSantos_Dissert.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons