Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2982
metadata.dc.type: TCC
Title: Ruim com ele? Pior sem ele: O uso do livro didático em sala de aula de Língua Estrangeira
metadata.dc.creator: Araujo, Danilo Henrique Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Martorelli, Ana Berenice Peres
metadata.dc.description.resumo: Apesar de estar presente há tantos anos em meio à sociedade, o livro didático (LD) não teve uma evolução tão surpreendente. Porém, não podemos negar que mesmo sendo considerado uma ferramenta “já superada”, com relação a outros meios, e tendo recebido inúmeras críticas, dos mais diversos tipos, o LD nunca deixou de ser usado efetivamente. Sendo assim, neste trabalho constatou-se que isso se deve ao fato de o LD oferecer diversos benefícios tanto para o professor, quando para o aluno. Ainda neste estudo, se verificou que a avaliação do LD é um processo de extrema importância, e necessária, para aqueles que queiram diminuir os problemas encontrados nos mesmos. Apoiados nas sugestões de estudo dos gêneros textuais feitas pelas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCN +), Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e os estudos de Marcuschi (2007), analisaram-se capítulos de três livros didáticos de espanhol, propostos para a 1ª Série do Ensino Médio. São eles: Síntesis 1, da Editora Ática, aprovado no PNLD 2013; Cercanía 1, da Editora SM e Enlaces 1, da Editora MCMILLAN, ambos aprovados no recente guia PNLD 2015. Após a análise, verificou-se que nem sempre a exploração dos gêneros textuais nos livros didáticos é feita de forma devida.
Abstract: Aunque esté presente desde hace muchos años en la sociedad, el libro didáctico (LD) no ha tenido una evolución tan sorprendente. Pero, no podemos negar que aún siendo considerado una herramienta “ya superada”, en cuanto a otros medios, y habiendo recibido muchas críticas, de los más variados tipos, el LD nunca ha dejado de ser usado efectivamente. Siendo así, en este trabajo se constató que eso se debe al hecho de que el LD proporcione varios beneficios, tanto para el profesor como al alumno. Todavía en este estudio, se verificó que la evaluación del LD es un proceso extremamente importante, y necesaria, para aquellos que busquen disminuir los problemas encontrados en ellos. Apoyados en las sugestiones de estudio de los géneros textuales hechas por las Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCN +), Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) y los estudios de Marcuschi (2007), se analizaron capítulos de tres libros didácticos de español, propuestos para la 1ª Série del Ensino Médio. Son ellos: Síntesis 1, de la Editora Ática, aprobado en el PNLD 2013; Cercanía 1, de la Editora SM y Enlaces 1, de la Editora MCMILLAN, ambos aprobados en la reciente guía PNLD 2015. Tras el análisis, se verificó que ni siempre se hace de forma correcta la exploración de los géneros textuales.
Keywords: Ensino
Livro Didático
Língua Espanhola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2982
Issue Date: 15-Sep-2015
Appears in Collections:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DHSA20082015.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons