Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Shirley Renata da Silva-
dc.date.accessioned2024-03-11T12:07:55Z-
dc.date.available2023-07-14-
dc.date.available2024-03-11T12:07:55Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29824-
dc.description.abstractThis study aimed to map, identify obstacles and suggest improvements for the internal phase of the goods acquisition process, by traditional electronic bidding, at the Campina Grande Federal University. The inferences were materialized through the Business Process Modeling methodology, and the software used to graphically represent the modeling was the Bizagi. To assist the development of the mapping description, analysis, and validation, the methodology applied was an adaptation of SIPOC, a checklist based on ISO/TR 26.122 of 2008 for compliance verification, and the Value Added Analysis. Thus, this apparatus has helped on to identify the areas that need improvement and to suggest, among other issues, an optimized process, with a 17% reduction in the amount of activities. To analyze the implementation efficiency, the improved process went through a validation simulation, time analysis, and resource analysis, which presented useful information for management decision making. The results of this work make possible a better management of public purchases and help the University's mission of providing an efficient service for the society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-11T12:07:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ShirleyRenataDaSilvaBarbosa_Dissert.pdf: 6794764 bytes, checksum: 4cf1c90afa298183942aecda6019c640 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-11T12:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ShirleyRenataDaSilvaBarbosa_Dissert.pdf: 6794764 bytes, checksum: 4cf1c90afa298183942aecda6019c640 (MD5) Previous issue date: 2023-06-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAquisição de benspt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectLicitaçãopt_BR
dc.subjectPurchase of goodspt_BR
dc.subjectProcess managementpt_BR
dc.subjectProcess mappingpt_BR
dc.subjectBiddingpt_BR
dc.titleMapeamento, análise e melhoria de processos : fase interna de aquisição de bens, por pregão eletrônico tradicional, na Universidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Wagner Junqueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6762905361803183pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647550487843266pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetivou realizar o mapeamento, identificar empecilhos e sugerir melhorias da fase interna do processo de aquisição de bens, por pregão eletrônico tradicional, na Universidade Federal de Campina Grande. As inferências foram materializadas por meio da metodologia de modelagem de processos Business Process Modeling, e a opção de software utilizada para representar graficamente a modelagem foi a BPMN no Bizagi. Para auxiliar no desenvolvimento da descrição, análise e validação do mapeamento, foi aplicada a metodologia com uma adaptação do SIPOC, a verificação de conformidade com a lista de verificação resumida da ISO/TR 26.122 de 2008, e a Análise de Valor Agregado. Deste modo, este aparato permitiu identificar as áreas que precisam ser aperfeiçoadas e sugerir, dentre outras questões, um processo otimizado, com uma redução de 17% de quantidade de atividades. Para analisar a eficiência da sua implementação, o processo aprimorado passou por uma simulação de validação, de análise de tempo, e de análise de recursos, que apresentou informações úteis para tomada de decisão gerencial. Os resultados deste trabalho possibilitam uma melhor gestão das compras públicas e auxiliam na missão que a Universidade tem de prestar um serviço eficiente à sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ShirleyRenataDaSilvaBarbosa_Dissert.pdf6,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons