Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29832
Tipo: Tese
Título: Relendo o Mobral: narrativas, memórias e representações nas páginas de jornais (1967-1985)
Autor(es): Santos, Auristela Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Elizete Guimarães
Resumo: O trabalho de tese intitulado: “Relendo o MOBRAL: narrativas, memórias e representações nas páginas de jornais (1967-1985)” tem por objetivo geral analisar as representações e memórias sobre o MOBRAL, presentes em narrativas de jornais e em outras fontes, como a iconografia e versões de participantes, considerando o cenário histórico da ditadura civil-militar (1964-1985).Assim, tem-se o interesse de compreender quais representações acerca desse movimento educacional eram veiculadas pelos impressos, seguindo os rastros e fios das reportagens para reler a história do MOBRAL, com a corroboração das memórias de participantes e de imagens, em uma problematização de fontes que retrata sobre suas versões acerca dessa experiência educacional, concebida para alfabetizar jovens e adultos. O MOBRAL configurou-se como uma campanha de alfabetização de adultos que tinha como princípio a funcionalidade e a continuidade, em que a educação era defendida a partir de uma proposta tecnicista. Além disso, houve um grande esforço para que existisse uma mobilização social para acabar com o analfabetismo no Brasil a partir do MOBRAL e, para isso, os jornais desenvolveram papel fundamental. Tanto os jornais da época, quanto as vozes dos participantes e as iconografias, são fontes que configuram esse acontecimento educacional e suas representações, em disputa, contribuem para uma releitura da escrita de sua história. Dessa forma, utilizou-se fontes escritas, como as literaturas sobre a temática, sobre o contexto social e os jornais; fontes iconográficas e orais, que são as imagens publicadas e as memórias de participantes do MOBRAL. A pesquisa foi bibliográfica e caminhou em concordância com o método indiciário proposto por Ginzburg (1989). Ressalta-se que o trabalho procurou ser marcado pela hibridez de fontes, em um diálogo entre memórias e representações. Portanto, situa-se no âmbito das pesquisas qualitativas, tendo a contribuição e fundamentação de autores como: Roger Chartier (1990; 2016), Halbwachs (2006), Ginzburg (1989), Germano (2011), entre outros. Conclui-se que a análise das fontes possibilitou discutir sobre as representações do MOBRAL, relendo sua história, seguindo os rastros e pistas das notícias dos jornais, em diálogo com outras memórias. Observa-se como as narrativas apresentam o MOBRAL,como uma campanha de massa, marcada por diferentes experiências, sem a total uniformidade e/ou originalidade percebidas nas entrelinhas dos discursos oficiais. Nota-se, ainda, uma proposta em que muitos esforços foram aplicados para sua efetivação, mas baseada em uma pedagogia tecnicista, que se esquivou de alfabetizar para a cidadania.
Abstract: The thesis project entitled: “Rereading MOBRAL: narratives, memories and representations in newspaper pages (1967-1985)” has the general objective of analyzing representations and memories about MOBRAL, present in newspaper narratives and in other sources, as iconography and participants versions, considering civil-military dictatorship historical scenario (1964-1985). Thus, there is an interest in understanding which representations about this educational movement were conveyed by these papers, following the traces and threads of the reports to reread MOBRAL history, with the corroboration of participants memories and pictures, in a source problematization that portray their versions about this educational experience, designed to alphabetize youth and adults. MOBRAL had configured as an adult alphabetization campaign, whose principle was functionality and continuity, that education was defended as a technicist proposal. In addition, there was a great effort to create a social mobilization to end illiteracy in Brazil by MOBRAL and, for that, the newspapers had had a fundamental role. Time newspapers, participants voices and the iconographies are sources that configure this educational event and their representations, in dispute, contribute to a rereading of its history writing. Thus, written sources were used, as subject literatures, about social context and newspapers; iconographic and oral sources, which are the published pictures and MOBRAL´s participants memories. The research was bibliographical and followed the evidentiary method proposed by Ginzburg (1989). It highlights the project sought to be marked by sources hybridity, in a dialogue between memories and representations. Therefore, the project has qualitative research scope, with the contribution and reasoning of authors such as: Roger Chartier (1990; 2016), Halbwachs (2006), Ginzburg (1989), Germano (2011), among others. It concludes sources analysis has enabled to discuss MOBRAL´s representations, rereading its history, following the tracks and clues of the news in the newspapers, in dialogue with other memories. It is observed how the narratives present MOBRAL, as a mass campaign, marked by different experiences, without the total uniformity and/or originality perceived between the lines of official speeches. It is noted, also, a proposal in which many efforts were applied to its effectiveness, but based on a technicist pedagogy, that avoided to alphabetize for citizenship.
RESUMEN. El trabajo de tesis titulado: “Relectura de MOBRAL: narrativas, memorias y representaciones en páginas periodísticas (1967-1985)” tiene como objetivo general analizar las representaciones y memorias sobre el MOBRAL, presentes en las narrativas periodísticas y en otras fuentes, como iconografía y versiones de participantes, considerando el escenario histórico de la dictadura cívico-militar (1964-1985). Así, hay el interés de comprender que representaciones sobre ese movimiento educativo fueron transmitidas por los impresos, siguiendo las huellas e hilos de los relatos para releer la historia del MOBRAL, con la corroboración de las memorias de los participantes e imágenes, en una problematización de fuentes que retratan sus versiones sobre esa experiencia educativa, concebida para alfabetizar jóvenes y adultos. MOBRAL se configuró como una campaña de alfabetización de adultos, cuyo principio era la funcionalidad y la continuidad, que la educación era defendida desde una propuesta tecnicista. Además, hubo un gran esfuerzo para existir una movilización social para acabar con el analfabetismo en Brasil a partir del MOBRAL y, para eso, los periódicos tuvieron un papel fundamental. Tanto los periódicos de la época, las voces de los participantes, como las iconografías, son fuentes que configuran ese evento educativo y sus representaciones, en disputa, contribuyen a una relectura de la escritura de su historia. Así, se utilizaron fuentes escritas, como literatura sobre el tema, sobre el contexto social y periódicos; fuentes iconográficas y orales, que son las imágenes y memorias publicadas de los participantes del MOBRAL. La investigación fue bibliográfica y siguió el método indiciario propuesto por Ginzburg (1989). Es de destacar que el trabajo buscó estar marcado por la hibridación de fuentes, en un diálogo entre memorias y representaciones. Por tanto, se sitúa en el ámbito de las pesquisas cualitativas, teniendo la contribución y razonamiento de autores como: Roger Chartier (1990; 2016), Halbwachs (2006), Ginzburg (1989), Germano (2011), entre otros. Concluyese que el análisis de las fuentes posibilitó discutir las representaciones del MOBRAL, releyendo su historia, siguiendo las huellas y pistas de las noticias en los periódicos en diálogo con otras memorias. Observase como las narrativas presentan el MOBRAL, como una campaña masiva, marcada por diferentes experiencias, sin la total uniformidad y/o originalidad percibida entre líneas de los discursos oficiales. Notase, aún, una propuesta en que se aplicaron muchos esfuerzos para su efectividad, pero a partir de una pedagogía tecnicista, que evitó alfabetizar para la ciudadanía.
Palavras-chave: Educação de adultos
Mobral
Notícias de jornais
Ditadura civil-militar
Pedagogia tecnicista
Adult education
Newspaper news
Civil-military dictatorship
Technicist pedagogy
Educación de adultos
Noticias de periódicos
Dictadura cívico-militar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29832
Data do documento: 23-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AuristelaRodriguesDosSantos_Tese.pdf11,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AuristelaRodriguesDosSantos_Tese_Ficha_SIGAA.pdf180,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons