Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29844
Tipo: Tese
Título: Paginas infantis (1908), de Presciliana Duarte de Almeida: a obra, a circulação e os valores estéticos
Autor(es): Silva, Ana Paula Serafim Marques da
Primeiro Orientador: Alves, José Hélder Pinheiro
Resumo: Nesta pesquisa, estuda-se a obra Paginas infantis (1908), que chegou a ter cinco edições (1908, 1910, 1914, 1923 e 1934), da poetisa mineira Presciliana Duarte de Almeida (1867-1944). Num primeiro momento, volta-se para as concepções de poesia infantil que circulavam no final do século XIX e início do século XX, a partir dos livros de leitura da época, de antologias e de publicações em jornais. A seguir, investiga-se a vida literária de Almeida a partir de um levantamento de dados, sobretudo em jornais do período, enfatizando sua participação na Academia Paulista de Letras. Ressalta-se aqui, além da participação em diversos periódicos, a fundação e a supervisão da revista A Mensageira (1897-1900) e o envolvimento em jornais direcionados para mulheres. Destaca-se, ainda, além da publicação de poemas voltados para infância e da organização da antologia Livro das aves: crestomatia em prosa e verso (1914), a produção da poetisa para o público adulto. Por fim, como foco central da pesquisa, dedica-se ao estudo das várias edições de Paginas infantis (1908), impresso que engloba textos diversos, como poemas, cartas, enigmas, contos, hinos, trovas e uma canção. A respeito desta obra, observa-se a diversidade temática dos poemas, os aspectos formais, a incorporação de formas da literatura oral e as ilustrações. Por fim, organiza-se uma antologia comentada a partir dos poemas presentes no nosso corpus, oportunizando o acesso a poemas que ainda podem favorecer um diálogo com leitores contemporâneos. A pesquisa é de caráter documental e bibliográfico, com natureza qualitativa e dimensão interpretativa, que abarca os valores socioculturais, pedagógicos e literários propagados no período de circulação e de recepção da obra. Como fundamentação teórica para a compreensão dos efeitos estéticos que a linguagem poética é capaz de ofertar, estuda-se Arroyo (2011), Bordini (1991), Camargo (2001), Lajolo (1982) e Lajolo e Zilberman (2007). A título de resultado, temos que Paginas infantis (1908), mesmo constituindo um material vinculado ao ensino, não apresenta um repertório reduzido apenas à difusão de preceitos morais e cívicos, mas dá preferência ao conteúdo artistico, ostentando importantes valores estéticos, como ritmo, sonoridade, onomatopeias, humor, jogo dramático.
Abstract: In this research, we study the work "Paginas infantis" (1908), which had five editions (1908, 1910, 1914, 1923, and 1934), by the Minas Gerais poet Presciliana Duarte de Almeida (1867-1944). Initially, we delve into the conceptions of children's poetry that circulated in the late 19th and early 20th centuries, based on reading books of that time, anthologies, and publications in newspapers. Next, we investigate Almeida's literary life through data collection, especially from newspapers of the period, emphasizing her participation in the Paulista Academy of Letters. We highlight her involvement in various periodicals, including the founding and supervision of the magazine "A Mensageira" (1897-1900), as well as her contributions to newspapers aimed at women. Additionally, besides publishing poems for children and organizing the anthology "Livro das aves: crestomatia em prosa e verso" (1914), we also examine the poet's works for adult audiences. Finally, the central focus of the research is the study of the various editions of "Paginas infantis" (1908), a publication that includes various texts such as poems, letters, riddles, tales, hymns, verses, and a song. Regarding this work, we observe the thematic diversity of the poems, their formal aspects, the incorporation of oral literature forms, and the illustrations. As a conclusive step, we compile an annotated anthology based on the poems present in our corpus, allowing access to poems that can still engage in a dialogue with contemporary readers. The research is of a documentary and bibliographical nature, with a qualitative and interpretive approach, encompassing the socio-cultural, pedagogical, and literary values propagated during the circulation and reception of the work. As a theoretical basis for understanding the aesthetic effects that poetic language can offer, we study works by Arroyo (2011), Bordini (1991), Camargo (2001), Lajolo (1982), and Lajolo and Zilberman (2007). As a result, we find that "Paginas infantis" (1908), despite being educational material, does not present a repertoire limited only to the dissemination of moral and civic precepts. Instead, it gives preference to artistic content, showcasing important aesthetic values such as rhythm, sonority, onomatopoeias, humor, and dramatic play.
Palavras-chave: Almeida, Presciliana Duarte de
Literatura para criança
Poetisa infantil
Literatura infantil brasileira do século XX
Paginas infantis
Brazilian children's literature of the 20th century
Children's poetry
Children's pages
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29844
Data do documento: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaSerafimMarquesDaSilva_Tese.pdf4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons