Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29848| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Desafios às práticas docentes inclusivas no Instituto Federal da Paraíba |
| Autor(es): | Nóbrega, Carina Alessandra da |
| Primeiro Orientador: | Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo |
| Resumo: | Diante dos desafios encontrados pelas pessoas com deficiência, para garantir que seu direito à educação seja respeitado, pode se observar que a educação inclusiva é uma política ainda em construção no Brasil. Tendo em vista a importância da política de inclusão para o processo de democratização da educação superior, a presente pesquisa trata do tema educação inclusiva no ensino superior e se propõe a contribuir para o avanço da construção de práticas inclusivas nas Instituições de Ensino Superior. O presente estudo apresenta uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Desse modo, como objetivo geral, visa a analisar os desafios encontrados pelos docentes em frente aos estudantes com deficiência, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa. Como objetivos específicos, o estudo pretende conhecer as concepções dos docentes sobre inclusão/exclusão nas aulas; elencar as barreiras encontradas para a construção de práticas inclusivas aos estudantes com deficiência e identificar o conhecimento dos docentes sobre os recursos existentes na instituição que podem auxiliar nas práticas de ensino inclusivas a esses estudantes. A pesquisa foi realizada com sete docentes do IFPB e foi coletada por meio de questionário eletrônico. Os dados coletados foram analisados utilizando como norte o modelo de análise de conteúdo proposto por Bardin. A pesquisa apontou que os docentes participantes sentem a necessidade de conhecer previamente quais estudantes com deficiência irão participar de suas aulas e como eles podem tornar suas aulas inclusivas e acessíveis para todos os estudantes. Os participantes demonstraram interesse em participar de formações continuadas para a promoção do aperfeiçoamento de suas ações inclusivas. Diante das buscas formativas emanadas do próprio campo empírico, esta pesquisar resultou na elaboração de um repositório de cursos, direcionado a docentes da educação superior, ressaltando a importância da formação e apresentando um catálogo de cursos on-line disponíveis aos docentes para o aperfeiçoamento de suas práticas. O site dispõe de cursos sobre inclusão dos estudantes com deficiência e práticas de ensino inclusivas que possam auxiliá-los no aperfeiçoamento de suas práticas inclusivas na educação superior. |
| Abstract: | Faced with the challenges encountered by people with disabilities to ensure that their right to education is respected, it can be seen that inclusive education is a policy still under construction in Brazil. Bearing in mind the importance of the inclusion policy for the process of democratization of higher education, this research deals with the theme of inclusive education in higher education and proposes to contribute to the advancement of the construction of inclusive practices in Higher Education Institutions. The present study presents an exploratory and descriptive research with an applied nature and a qualitative approach. Thus, as a general objective, it aims to analyze the challenges faced by teachers in front of students with disabilities, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB), João Pessoa campus. As specific objectives, the study intends to know the teachers' conceptions about inclusion/exclusion in classes; to list the barriers found for the construction of inclusive practices for students with disabilities and to identify the teachers' knowledge about the existing resources in the institution that can help in inclusive teaching practices for these students. The survey was carried out with seven IFPB professors and was collected through an electronic questionnaire. The collected data were analyzed using the content analysis model proposed by Bardin as a guide. The research pointed out that participating teachers feel the need to know in advance which students with disabilities will participate in their classes and how they can make their classes inclusive and accessible to all students. Participants showed interest in participating in ongoing training to promote the improvement of their inclusive actions. Faced with the formative searches emanating from the empirical field itself, this research resulted in the creation of a repository of courses, aimed at higher education professors, emphasizing the importance of training and presenting a catalog of online courses available to professors to improve their skills. practices. The site has courses on inclusion of students with disabilities and inclusive teaching practices that can help them improve their inclusive practices in higher education. |
| Palavras-chave: | Educação superior - Estudantes com deficiência Políticas de inclusão Práticas docentes Inclusion Students with disabilities University education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29848 |
| Data do documento: | 18-Jul-2023 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CarinaAlessandraDaNóbrega_Dissert.pdf | 7,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
