Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2986
Tipo: TCC
Título: Quiroga para crianças: ensinando espanhol através da literatura do conto
Autor(es): Leandro, Maria José da Silva.
Primeiro Orientador: Batista, Maria Luiza Teixeira
Resumo: A leitura de textos literários é uma prática possivelmente pouco realizada em casa e na escola. No Ensino Médio, por exemplo, quando se lê literatura, busca-se preparar os alunos para o exame de admissão (Enem), com a finalidade de ingressar em uma universidade. No ensino de uma língua estrangeira, o texto literário, algumas vezes, é utilizado como pretexto para ensinar verbos, pronomes, etc. Baseando-se nessa realidade, este trabalho pretende refletir sobre a inclusão e valorização da literatura na aula de espanhol como língua estrangeira, principalmente em turmas do Ensino Fundamental I, porque desde as primeiras séries, é importante que as crianças diferenciem os dois idiomas, e também entendam que a leitura de textos literários pode contribuir com o seu desenvolvimento intelectual. Escolhemos a leitura do conto, especificamente do escritor uruguaio Horacio Quiroga, pelo fato de apresentar uma curta extensão, o que facilita e torna possível a leitura em sala de aula. Durante o ano de 2012, realizamos uma pesquisa com alunos do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola João Paulo II, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa, na Paraíba. Para tornar possível nossa pesquisa, utilizamos como base teórica críticos e autores, como Antonio Cândido, María Cristina Chiama de Jones, Carolina Cuesta, Rildo Cosson, Isabel Gretel Eres Fernández e Eugenia Flávian. Eles discutem sobre a importância da leitura literária na sala de aula e trazem algumas sugestões de atividades com textos literários, que podem ser desenvolvidas com os alunos. Acreditamos que as vantagens que a literatura oferece vão além da aprendizagem do vocabulário, de conteúdos gramaticais e linguísticos, como argumenta o escritor Antonio Cândido, ao atribuir à literatura um papel humanizador. Além disso, constatamos que o ato de ler textos literários contribui para o aprendizado dos alunos, porque a literatura permite uma apreciação intensa de uma língua estrangeira na fala e na escrita.
Abstract: La lectura de textos literarios es una práctica, posiblemente, poco realizada tanto en casa, como en la escuela. Durante el ciclo de enseñanza media, el objetivo es preparar el alumno para el examen de ingreso - ENEM, que sirve para acceder a la universidad. En la enseñanza de una lengua extranjera, el texto literario, algunas veces es utilizado como pretexto para enseñar verbos, pronombres, etc. Teniendo en cuenta esta realidad, nuestro trabajo pretende reflexionar sobre la inclusión y valorización de la literatura en las clases de Español como lengua extranjera, enfocando en los grupos de enseñanza básica, porque desde los primeras niveles es importante que los niños entiendan la diferencia entre ambos idiomas, así como que la lectura de textos literarios puede contribuir con su desarrollo intelectual. Elegimos la lectura de cuentos, más precisamente los cuentos del escritor uruguayo Horacio Quiroga, por el hecho de ser una narrativa breve, lo que facilita y torna posible la lectura en clase. Durante el año 2012, realizamos una investigación con alumnos del 2º año de primaria de la escuela João Paulo II, ubicada en Bairro dos Estados en João Pessoa, Paraíba. Para hacer posible nuestra investigación, utilizamos como base teórica,críticos y autores como Antonio Candido (2004), María Cristina Chiama de Jones (2010), Carolina Cuesta (2006), Rildo Cosson (2007), Isabel Gretel Eres Fernández e Eugenia Flávian (2008), entre otros. Ellos discuten la importancia de la lectura literaria en el aula y aportan algunas sugerencias de actividades con textos literarios que pueden ser desarrolladas con los alumnos. Creemos que las ventajas que la literatura ofrece van más allá del aprendizaje del vocabulario, de contenidos gramaticales y lingüísticos, como argumenta el escritor Antonio Candido al atribuir a la literatura un papel humanizador. Además, constatamos que el acto de leer textos literarios contribuye para el aprendizaje de los alumnos, porque la literatura permite una apreciación intensa de una lengua extranjera en el habla y en la escritura.
Palavras-chave: Língua espanhola - estudo e ensino
Ensino - literatura - língua espanhola.
eitura - língua espanhola - ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2986
Data do documento: 10-Mar-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJSL02032015.pdf9,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons