Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria Eduarda Cesar de-
dc.date.accessioned2024-03-13T14:05:58Z-
dc.date.available2023-08-15-
dc.date.available2024-03-13T14:05:58Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29867-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the manifestation of some otobiographical traits in the poetic works of Marcos Siscar. We recognize these traces in Siscar's lyrics, through the analysis of the dialogue between the Brazilian poet and Jacques Derrida's theoretical assumptions. Our research focuses, more specifically, through the investigation of the presence of the quasi-concepts "proper name" and "signature", which, for this philosopher, are constituent elements of otobiography. We find this discussion in the works Otobiographies (1985), Margins of Philosophy (1991) and Paixões (1995). We selected these books because it is in them that the critic Siscar develops his interpretation of the otobiography, evidenced in his essays "Paixão ungrata" (2012) and "How to give reason to Jean Genet" (2012). In the present work, this theoretical framework contributes to the investigation of the presence of the "proper name" in the poems "Sabia?", "Galo" and "A Picture with a tear and perhaps a smile". Furthermore, we examine the concept of "signature" in the poems "São Paulo 1972" and "Spitting against the wind". Thus, we initially present Siscar's critical reading of the otobiography, and then we verify how these quasi-concepts are present in such lyrical texts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-13T14:05:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaEduardaCesarDeOliveira_Dissert.pdf: 1216926 bytes, checksum: 61ef8e39bfed7deba7aca043097adf99 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-13T14:05:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaEduardaCesarDeOliveira_Dissert.pdf: 1216926 bytes, checksum: 61ef8e39bfed7deba7aca043097adf99 (MD5) Previous issue date: 2023-07-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectOtobiografiapt_BR
dc.subjectSiscar, Marcos Antôniopt_BR
dc.subjectNome próprio - Conceitopt_BR
dc.titleTraços otobiográficos na poesia lírica de Marcos Siscarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Elaine Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390714460611186pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1660369651824926pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a manifestação de alguns traços otobiográficos nas obras poéticas de Marcos Siscar. Reconhecemos esses rastros na lírica de Siscar, por meio da análise do diálogo entre o poeta brasileiro com os pressupostos teóricos de Jacques Derrida. Nossa pesquisa se concentra, mais especificamente, através da investigação da presença dos quase-conceitos "nome próprio" e "assinatura", que, para esse filosófo, são elementos constituintes da otobiografia. Encontramos essa discussão nas obras Otobiographies (1985), Margens da Filosofia (1991) e Paixões (1995). Selecionamos esses livros porque neles é que o crítico Siscar desenvolve sua interpretação sobre a otobiografia, evidenciada em seus ensaios "Paixão ingrata" (2012) e "Como dar razão a Jean Genet" (2012). No presente trabalho, esse arcabouço teórico contribui para investigarmos a presença do "nome próprio" nos poemas "Sabia?", "Galo" e "A Picture with a tear and perhaps a smile". Além disso, examinamos o conceito de "assinatura" nos poemas "São Paulo 1972" e "Cuspindo contra o vento". Dessa forma, apresentamos, inicialmente, a leitura crítica de Siscar sobre a otobiografia, e, em seguida, verificamos como esses quase-conceitos estão presentes em tais textos líricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaEduardaCesarDeOliveira_Dissert.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons