Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29867
Tipo: Dissertação
Título: Traços otobiográficos na poesia lírica de Marcos Siscar
Autor(es): Oliveira, Maria Eduarda Cesar de
Primeiro Orientador: Cintra, Elaine Cristina
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a manifestação de alguns traços otobiográficos nas obras poéticas de Marcos Siscar. Reconhecemos esses rastros na lírica de Siscar, por meio da análise do diálogo entre o poeta brasileiro com os pressupostos teóricos de Jacques Derrida. Nossa pesquisa se concentra, mais especificamente, através da investigação da presença dos quase-conceitos "nome próprio" e "assinatura", que, para esse filosófo, são elementos constituintes da otobiografia. Encontramos essa discussão nas obras Otobiographies (1985), Margens da Filosofia (1991) e Paixões (1995). Selecionamos esses livros porque neles é que o crítico Siscar desenvolve sua interpretação sobre a otobiografia, evidenciada em seus ensaios "Paixão ingrata" (2012) e "Como dar razão a Jean Genet" (2012). No presente trabalho, esse arcabouço teórico contribui para investigarmos a presença do "nome próprio" nos poemas "Sabia?", "Galo" e "A Picture with a tear and perhaps a smile". Além disso, examinamos o conceito de "assinatura" nos poemas "São Paulo 1972" e "Cuspindo contra o vento". Dessa forma, apresentamos, inicialmente, a leitura crítica de Siscar sobre a otobiografia, e, em seguida, verificamos como esses quase-conceitos estão presentes em tais textos líricos.
Abstract: The present work aims to analyze the manifestation of some otobiographical traits in the poetic works of Marcos Siscar. We recognize these traces in Siscar's lyrics, through the analysis of the dialogue between the Brazilian poet and Jacques Derrida's theoretical assumptions. Our research focuses, more specifically, through the investigation of the presence of the quasi-concepts "proper name" and "signature", which, for this philosopher, are constituent elements of otobiography. We find this discussion in the works Otobiographies (1985), Margins of Philosophy (1991) and Paixões (1995). We selected these books because it is in them that the critic Siscar develops his interpretation of the otobiography, evidenced in his essays "Paixão ungrata" (2012) and "How to give reason to Jean Genet" (2012). In the present work, this theoretical framework contributes to the investigation of the presence of the "proper name" in the poems "Sabia?", "Galo" and "A Picture with a tear and perhaps a smile". Furthermore, we examine the concept of "signature" in the poems "São Paulo 1972" and "Spitting against the wind". Thus, we initially present Siscar's critical reading of the otobiography, and then we verify how these quasi-concepts are present in such lyrical texts.
Palavras-chave: Letras
Otobiografia
Siscar, Marcos Antônio
Nome próprio - Conceito
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29867
Data do documento: 10-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaEduardaCesarDeOliveira_Dissert.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons