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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29873
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo semiótico sobre o slam em Libras: uma nova manifestação artístico-cultural
Autor(es): Silva, Jacqueline Veríssimo Ferreira da
Primeiro Orientador: Peixoto, Janaína Aguiar
Resumo: Com as crescentes manifestações artístico-culturais da comunidade surda, surge-se a demanda de ampliação de pesquisas acadêmicas destinada às análises dos discursos das pessoas surdas, e tratando-se de produções culturais do slam sinalizado foi percebido que a necessidade é ainda maior. O slam sinalizado é uma produção cultural recente, e que apresenta temas com problemáticas sociais contemporâneas, que envolvem o povo surdo e que apresenta escassez de estudos voltados para análise do discurso, especificamente tomando como base a semiótica greimasiana. Dispondo como o objetivo analisar semioticamente o processo de produção de slam em Libras, tendo como material artístico as produções do grupo ―Slam do Corpo‖. E tendo como etapas para realização dessa pesquisa, os objetivos específicos: A identificação do papel do poeta surdo, do tradutor e do tradutor-poeta ouvinte nessas produções literárias; A categorização temática das produções poéticas da comunidade surda brasileira registrada em eventos do slam sinalizado no Brasil e; Analisar três (3) textos poéticos produzidos pelo grupo Slam do Corpo com base na Semiótica Greimasiana e Semiótica das culturas. Para delinear metodologicamente cada etapa proposta foi escolhida uma abordagem qualitativa, visando destacar as características subjetivas das obras poéticas, tomando como base a pesquisa etnometodológica. As análises das obras depreende-se de elementos verbais e não verbais contidos nelas que abarcam elementos culturais do povo surdo, com a perspectiva de destacar fatores determinantes para identificação de perspectivas sociais divergentes, entre os surdos e ouvintes. Apesar de trazer duas línguas diferentes nas suas apresentações, o Slam do Corpo consegue usá-las de forma que haja uma unicidade linguística e corpórea entre elas. E analisando exclusivamente os textos apresentados, observa-se que trazem uma perspectiva diferente, pois as questões externas e internas que as constituem trazem perspectivas sociais divergentes da comunidade surda e da ouvinte. Para subsidiar essa pesquisa os autores a embasam são: Fiorin, Barros, Batista, Strobel, Peixoto, Machado e Sutton – Spence, Pais.
Abstract: With the growing artistic and cultural manifestations of the deaf community, there is a demand to expand academic research aimed at analyzing the speeches of deaf people, and in the case of cultural productions of signaled slam, it was perceived that the need is even greater. Signaled slam is a more recent cultural production, which presents themes with contemporary social problems, involving deaf people and which presents a scarcity of studies focused on discourse analysis, specifically based on Greimasian semiotics. With the aim of semiotically analyzing the production process of slam in Libras, having as artistic material the productions of the group ―Slam do Corpo‖. And having as steps to carry out this research, the specific objectives: The identification of the role of the deaf poet, the hearing translator and the hearing poet-translator in these literary productions; The thematic categorization of poetic productions of the Brazilian deaf community recorded in signed slam events in Brazil and; To analyze three (3) poetic texts produced by the group Slam do Corpo based on Greimasian Semiotic and Semiotics os Cultures. To methodologically delineate each proposed step, a qualitative approach was chosen, aiming to highlight the subjective characteristics of poetic works, based on ethnomethodological research. The analysis of the works is inferred from the verbal and non-verbal elements of the deaf people, with the perspective of highlighting determining factors for the identification of divergent social perspectives, between the deaf and hearing people. Despite bringing two different languages into their presentations, Slam do Corpo manages to use them in such a way that there is a linguistic and corporeal uniqueness between them. And analyzing exclusively the texts presented, it is observed that they bring a different perspective, because the external and internal issues that constitute them bring divergent social perspectives of the deaf community and the listener. To subsidize this research the authors base it are: Fiorin, Barros, Batista, Strobel, Peixoto, Machado and Sutton - Spence, Pais.
Palavras-chave: Semiótica
Literatura surda
Slam - Cultural
Libras
Semiotics
Dear literature
Pounds
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29873
Data do documento: 24-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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