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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Francisco Érick de-
dc.date.accessioned2024-03-25T12:46:08Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2024-03-25T12:46:08Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29917-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-25T12:46:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoÉrickDeOliveira_Tese.pdf: 1179214 bytes, checksum: 4ca1228900330499dd9eae2be7e705a6 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRaça - Escolarizaçãopt_BR
dc.subjectTrajetórias educacionaispt_BR
dc.subjectRacializaçãopt_BR
dc.subjectClasses popularespt_BR
dc.titleRaça, racismo e racialização nas trajetórias de escolarização de pós-graduandos/as das classes popularespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Teresa Cristina Furtado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6597687025275700pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321007151596575pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar qualitativamente como raça, enquanto categoria analítica, pode condicionar trajetórias de escolarização – uma temática que tem sido explorada majoritariamente por pesquisas com classe social. As principais questões foram: como a raça interfere objetiva e subjetivamente na escolarização de brancos e não-brancos? Dentre os demais espaços de socialização que se interligam ao processo de escolarização, como a discriminação racial atua e quais consequências eventualmente produz? A metodologia utilizada se baseou nos estudos de trajetórias desenvolvidos pela sociologia da educação e associados à questão do sucesso e fracasso escolares. Utilizou-se, para tanto, de questionários culturais e socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas que foram aplicados a estudantes de pós-graduação brancos e não-brancos e de origem popular. Entretanto, a fim de posicionar o problema no campo das relações raciais, seguiu-se a orientação dos paradigmas de pesquisa desenvolvidos por Carlos Hasenbalg e Nelson do Valle Silva, que demonstraram que raça é uma categoria eficaz na alocação de posições sociais na estrutura de classes e desfrute das oportunidades sociais ao longo dos ciclos de vida; e Sergio Alfredo Guimarães que trabalha sociologicamente a “cor” como um tropo que esconde a permanência de noções raciais na sociedade brasileira. Pela análise de conteúdo, se investigou as narrativas de Alfredo, Carlos, Lia e Lília (brancos); Alessandra, Carolina, Cida, Ellen, Firmina e Silvio (não-brancos) e os resultados apontam para uma realidade na qual os brancos se beneficiam, relacionalmente, da discriminação racial contra os não-brancos na escola e na comunidade pela sustentação de estereótipos; xingamentos, insultos e intimidações; apelidos; “piadas”; exclusão de grupos, ausência de debate sobre o tema na escola ou banalização dele; exclusão curricular; tratamento diferente pelos colegas, professores, demais funcionários e núcleo gestor; negação de acesso a espaços, oportunidades, representações e posições; encurtamento dos horizontes sociais; preterição na formação de amizades e relações afetivas, amorosas e/ou sexuais, etc. No ensino superior, isso se manifesta pela dúvida colocada sobre a escrita “diferente”, as referências escolhidas e também pela falta de visibilidade e representatividade das pessoas não-brancas nos diferentes espaços. Todos esses fatores criam obstáculos para a formação e consolidação de capitais necessários à escolarização longeva, sendo fundamental, portanto, ir além da análise das condições de classe social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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