Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29928
Tipo: TCC
Título: Contribuições do gênero textual notícia para o ensino de língua portuguesa na EJA
Autor(es): Gregório, Andrele Firmino Diniz
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Primeiro Coorientador: Melo, Inayara Élida Aquino de
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio apresenta diversos desafios com relação ao processo de ensino aprendizagem, principalmente no que diz respeito às práticas de leitura e escrita. Os educadores precisam motivar estes discentes para que eles se interessem pelo o que está sendo estudado e a inserção de gêneros textuais, como a notícia, propicia uma discussão e análise cognitiva de cada um. O uso deste método de ensino pressupõe que o aluno seja levado a analisar e a imaginar todo o cenário de que este gênero textual o apresenta com a finalidade de fazer com que o discente chegue ao final do processo com uma opinião formada de tudo o que foi lhe repassado e que possa expressar sua opinião. O objetivo principal deste estudo é propor estratégias junto ao gênero textual notícia que incentivem a curiosidade e o interesse dos discentes que estão ali, para que ao decorrer do processo eles possam ter consciência de que podem ter uma opinião formada sobre algo e ter a capacidade de expressa-la, o tornando assim, um cidadão autocrítico. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos que falavam sobre o tema proposto, com aporte teórico que priorizasse abordagens que discutissem as orientações curriculares e noções de letramento para este público.
Abstract: The Education of Youth and Adults (EJA) of High School presents several challenges with regard to the process of teaching learning, especially with regard to the practices of reading and writing. Educators need to motivate these students so that they are interested in what is being studied and the insertion of textual genres, such as news, provides a discussion and cognitive analysis of each one. The use of this teaching method presupposes that the student is led to analyze and imagine the whole scenario that this textual genre presents him, in order to make the student reach the end of the process with an opinion formed of everything that was passed on to him and that can express his opinion. The main objective of this study is to propose strategies with the textual genre news that encourage the curiosity and interest of the students who are there, so that during the process they can be aware that they can have an opinion formed about something and have the ability to express it, thus making him a self-critical citizen. In methodological terms, a bibliographic research was carried out in articles that talked about the proposed theme, with a theoretical contribution that priorizassin approaches that discussed the curricular orientations and notions of literacy for this public.
Palavras-chave: EJA
Aprendizagem
Notícia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29928
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFDG23062023.pdf263,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons