Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29936
Tipo: Tese
Título: Promoção da autorregulação do ensino e da aprendizagem em uma intervenção pedagógica na licenciatura em música da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): Mendes, Dayse Christina Gomes da Silva
Primeiro Orientador: Queiroz, Luís Ricardo
Primeiro Coorientador: Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Resumo: Esta investigação teve como principal objetivo compreender estratégias e resultados da integração curricular da Autorregulação da Aprendizagem numa intervenção pedagógica em um componente eletivo de ensino coletivo de instrumento musical no curso de licenciatura em música da UFPE.Os objetivos específicos foram compreender a autorregulação dos estudantes no início, durante e ao concluir a intervenção pedagógica, bem como o processo autorregulatório desenvolvido pelos participantes como aprendizes e docentes; Compreender os diálogos ocorridos na ação pedagógica entre a Autorregulação da Aprendizagem (ARA) e as práticas de formação instrumental no componente eletivo tópicos especiais em música: estratégias didáticas para o ensino coletivo de teclado no curso de licenciatura em música; Compreender as estratégias e habilidades autorregulatórias desenvolvidas pelos participantes; Apresentar proposições didático-pedagógicas orientadas pela ARA para discentes e docentes de música e Indicar contribuições e implicações da ARA para a formação inicial do professor de música. O processo de construção do referencial teórico consistiu em três ramificações temáticas, a saber: Autorregulação da Aprendizagem sob o viés da Teoria Social Cognitva, Ensino Coletivo de Instrumento Musical/Ensino de Piano em Grupo e Formação inicial do Professor de Música. Utilizamos como modelos norteadores para compreender o fenômeno, o modelo das fases cíclicas autorregulatórias, o da reciprocidade triádica e o da dupla função do professor autorregulado. Por meio de uma abordagem qualitativa, desenvolvemos uma pesquisa-ação. A intervenção ocorreu através do componente curricular eletivo MU690 Tópicos especiais em música, no departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período de fevereiro a maio de 2022. Os instrumentos de coleta e produção de dados foram: questionários, entrevistas semiestruturadas e aulas online e presencial gravadas em áudio. Para desvendar como ocorreu o processo autorregulatório, analisamos os dados de acordo com as dimensões da Autorregulação da Aprendizagem. Constatamos que para promover situações didáticas no ensino do instrumento na perspectiva da ARA, é necessário que o licenciando atue numa dupla função, a de aprendiz e docente reflexivos. Os resultados revelaram que os estudantes utilizaram estratégias e habilidades eficazes para aprender e ensinar no contexto individual e coletivo de instrumento musical, categorizadas respectivamente de acordo com os estágios das estratégias para a prática instrumental e consoante os estágios de desenvolvimento das habilidades autorregulatórias. As descobertas também trouxeram implicações e proposições para a docência e para a Educação Musical. Concluímos que assim como a presente pesquisa mostrou-se eficaz no contexto do ensino superior torna-se relevante que processos autorregulatórios sejam investigados e aplicados em múltiplos contextos da Educação Musical.
Abstract: The main objective of this investigation was to understand strategies and results of the curricular integration of Learning Self-Regulation in a pedagogical intervention in an elective component of collective musical instrument teaching in the music teacher education at UFPE. The specific objectives were to understand the students' self-regulation at the beginning, during and at the end of the pedagogical intervention, as well as the self-regulatory process developed by the participants as learners and teachers; Understand the dialogues that occurred in the pedagogical action between the Self-Regulation of Learning (ARA) and instrumental training practices in the elective component special topics in music: didactic strategies for collective keyboard teaching in the degree course in music; Understand the strategies and self-regulatory skills developed by the participants; To present didactic-pedagogical propositions guided by the ARA for students and teachers of music and to indicate contributions and implications of the ARA for the initial formation of the music teacher. The construction process of the theoretical framework consisted of three thematic ramifications, namely: Self-Regulation of Learning under the perspective of Social Cognitive Theory, Collective Musical Instrument Teaching/Group Piano Teaching and Initial Music Teacher Training. We used as guiding models to understand the phenomenon, the model of cyclic self-regulatory phases, the triadic reciprocity and the dual role of the self-regulated teacher. Through a qualitative approach, we developed an action research. The intervention took place through the elective curricular component MU690 Special topics in music, in the music department of the Federal University of Pernambuco (UFPE) from February to May 2022. The data collection and production instruments were: questionnaires, semi-structured interviews and online and face-to-face classes recorded in audio. To unravel how the self-regulatory process occurred, we analyzed the data according to the dimensions of Self-regulation of Learning. We found that in order to promote didactic situations in the teaching of the instrument from the perspective of the ARA, it is necessary for the student to act in a dual role, that of reflective learner and teacher. The results revealed that students used effective strategies and skills to learn and teach in the individual and collective context of a musical instrument, categorized respectively according to the stages of strategies for instrumental practice and according to the stages of development of self-regulatory skills. The findings also brought implications and propositions for teaching and music education. We conclude that just as the present research proved to be effective in the context of higher education, it becomes relevant that self-regulatory processes are investigated and applied in multiple contexts of Music Education.
Palavras-chave: Educação musical
Aprendizagem musical - Autorregulação
Instrumento musical - Ensino coletivo
Piano - Ensino em grupo
Música - Formação do professor
Music education
Music learning - Self-regulation
Musical instrument - Collective teaching
Piano - Group teaching
Music - Teacher formation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29936
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DayseChristinaGomesDaSilvaMendes_Tese.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons