Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29943Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gadelha, Maria Vitória da Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2024-04-01T13:15:12Z | - |
| dc.date.available | 2024-04-01 | - |
| dc.date.available | 2024-04-01T13:15:12Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29943 | - |
| dc.description.abstract | This course completion work has storytelling as its theme, as it is extremely important in early childhood education, as it contributes significantly to the child's development and learning. This theme was chosen after carrying out Supervised Internship II - Early Childhood Education Teaching, since, in the classroom, entertainment was widely used in classes, especially story telling, which was something that left children fascinated and excited. Given this, the idea of writing about playfulness and children's literature came up, in order to present the development and learning benefits that are developed from this playful education. To meet the objectives proposed for this work, a qualitative bibliographic approach was used, through productions by authors who discuss the topic. Among the authors chosen to support this work, Abramovich (1997) and Kishimoto (2010) stand out, who take a deep look at play through story telling, pointing out various benefits and meanings it provides for the teaching process. , learning and child development. The results of this work indicate that it is essential that early childhood education teachers adopt playful teaching and put playfulness into practice through story telling, as they contribute significantly to development and learning, in addition to making classes more fun and pleasurable. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-04-01T13:15:12Z No. of bitstreams: 1 MVCG01042024.pdf: 1235149 bytes, checksum: 1adac5c8a2ed77279d93b4367eb9367a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-01T13:15:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MVCG01042024.pdf: 1235149 bytes, checksum: 1adac5c8a2ed77279d93b4367eb9367a (MD5) Previous issue date: 2023-11-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
| dc.subject | Contação de história | pt_BR |
| dc.title | A contação de histórias no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Isabel Marinho da | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem por temática a contação de histórias, visto que é de extrema importância na Educação Infantil, pois contribui significativamente para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Esta temática foi escolhida após a realização do Estágio Supervisionado II - Magistério da Educação Infantil, uma vez que, em sala, era bastante utilizado o lúdico nas aulas, principalmente as contações de história, que era algo que deixava as crianças fascinadas e animadas. Diante disso, surgiu a ideia de escrever sobre a ludicidade e literatura infantil, para poder apresentar os benefícios de desenvolvimento e aprendizagem que são desenvolvidos a partir dessa educação lúdica. Para atender aos objetivos propostos para este trabalho, foi utilizado a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, através de produções de autores que dialogam sobre o tema. Dentre os autores escolhidos para fundamentar este trabalho, destacam-se principalmente Abramovich (1997) e Kishimoto (2010), que trazem um olhar profundo em relação ao lúdico através da contação de história, apontando diversos benefícios e significados que fornece para o processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da criança. Os resultados deste trabalho indicam que é essencial que os professores da Educação Infantil adotem o ensino lúdico e coloquem em prática o lúdico através da contação de história, visto que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento e aprendizagem, além de tornar as aulas mais divertidas e prazerosas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO INFANTL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MVCG01042024.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
