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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29953
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão de informação e responsabilidade social no combate a ansiedade da informação na Universidade Federal de Pernambuco |
Autor(es): | Azevedo Filho, Francois Braga de |
Primeiro Orientador: | Garcia, Joana Coeli Ribeiro |
Resumo: | A intensa exposição informacional vivenciada nos tempos atuais pode ser responsável por causar diversos problemas à sociedade, seja de caráter sanitário, social ou psicológico como ansiedade informacional, resultante do imediatismo ou do consumo de conteúdos de natureza duvidosa. Considere-se o cenário das instituições públicas de ensino necessitando garantir informações confiáveis, seguras e que tragam qualidade de vida aos seus usuários. A pesquisa tem como objetivo principal verificar as iniciativas da gestão e as políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) relacionadas a canais e fontes de informação disponibilizadas e sob a perspectiva dos discentes do Curso de Psicologia, evitando a ansiedade da informação na referida universidade. Os objetivos secundários são de evidenciar a responsabilidade social da instituição por meio da gestão e da política de informação para ambiência saudável e eficiente dos usuários; de inferir a existência de informações úteis para atender as necessidades informacionais dos atores; de identificar a (in)existência da ansiedade da informação e de caracterizar os efeitos da ansiedade da informação nos discentes da UFPE a partir do 5º período do curso de Psicologia. Adotamos uma metodologia de pesquisa básica estratégica, qualitativa, utilizando a análise de conteúdo discutida por Laurence Bardin para tratamento dos resultados coletados. A literatura sobre gestão da informação, responsabilidade social e ansiedade informacional possibilita uma ampliação de conhecimento e permite avaliar se as temáticas fazem parte da cultura institucional e que contribuições oferece. Constatamos a existência de ansiedade no meio acadêmico por diversos motivos, entre os quais questões informacionais indicadas na análise dos dados, tendo a presença de vários sintomas do transtorno da ansiedade, isto sendo um dos principais indicativos dos sintomas cognitivos entre os estudantes como impaciência e frustração. Conclui-se assim que a instituição de ensino pode fazer mais pela sua comunidade, desde que adote uma cultura organizacional com gestão e políticas de informação voltadas a compreender as necessidades informacionais dos usuários e a combater a ansiedade da informação. |
Abstract: | The intense information exposure experienced nowadays can be responsible for causing various problems to society, whether of a health, social or psychological nature, such as informational anxiety, resulting from immediacy or the consumption of content of a dubious nature. It considers the scenario of public educational institutions needing to guarantee reliable and safe information that brings quality of life to its users. The main objective of the research is to verify the management initiatives and policies of the Federal University of Pernambuco (UFPE) related to channels and sources of information made available and from the perspective of students of the Psychology Course, avoiding information anxiety at the Federal University of Pernambuco. Pernambuco. The secondary objectives are to demonstrate the institution's social responsibility through the management and information policy for a healthy and efficient environment for users; Infer the existence of useful information to meet the informational needs of the actors; Identify the (in)existence of information anxiety; and to characterize the effects of information anxiety in UFPE students from the 5th period of the Psychology Course. It adopts a strategic, qualitative basic research, in which it uses Content Analysis by Laurence Bardin to treat the collected results. The literature on Information Management, Social Responsibility and Informational Anxiety makes it possible to expand knowledge and assess whether the themes are part of the institutional culture and what contributions it offers. We found the existence of anxiety in the academic environment for several reasons, including the informational issues indicated in the data analysis, with the presence of several symptoms of anxiety disorder, one of the main indications being cognitive symptoms among students, such as impatience and frustration. Thus, it concludes that the educational institution can do more for its community as long as it adopts an organizational culture with management and information policies that seek to understand the informational needs of users, combating information anxiety |
Palavras-chave: | Responsabilidade social Gestão da informação Ansiedade informacional Social responsibility Information management Informational anxiety |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29953 |
Data do documento: | 24-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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