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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29960
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Nayanne Priscila Silvestre de-
dc.date.accessioned2024-04-10T21:49:04Z-
dc.date.available2024-04-08-
dc.date.available2024-04-10T21:49:04Z-
dc.date.issued2023-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29960-
dc.description.abstractThe present work has, as its central theme, the proposal of manipulative resources for teaching three-dimensional solids in Spatial Geometry, using low-cost materials. Our overall objective was to present and discuss activities that utilize concrete materials in the context of Spatial Geometry. To achieve this goal, we had specific objectives: Identify mathematics teaching proposals that make use of manipulative teaching resources aimed at Basic Education; and select proposals based on Spatial Geometry using concrete materials and relate these proposals to learning objects and mathematical skills presented in the Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Our study was qualitative in nature, bibliographic and documentary, since the activities were taken from books and scripts developed by the Probex Project team. The theoretical framework of the research was based on the Van Hiele Theory for geometric thinking and the Knowledge Objects and Skills of the BNCC (Brasil, 2018), as it is the most recent document, but we also addressed the PCN (Brasil, 1998) and manipulative materials for teaching Spatial Geometry (Smole; Diniz, 2016). Our survey was developed using proposals for manipulative teaching resources and some exploratory activities that encourage greater student participation and assist in the development of geometric thinking.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-10T21:49:04Z No. of bitstreams: 1 NPSM08042024 .pdf: 5770292 bytes, checksum: db578888e145df352297b66c55749f84 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-10T21:49:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NPSM08042024 .pdf: 5770292 bytes, checksum: db578888e145df352297b66c55749f84 (MD5) Previous issue date: 2023-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRecursos manipulativospt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectSólidos geométricospt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleAtividades com recursos manipulativos para o ensino de geometria espacial na educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema central propor recursos manipulativos para o ensino de sólidos geométricos em Geometria Espacial, com o uso de materiais de baixo custo. Nosso Objetivo geral, portanto, foi apresentar e discutir atividades que utilizam materiais concretos no contexto de Geometria Espacial. Para alcançar esse Objetivo, tivemos como Objetivos específicos: Identificar propostas de ensino de Matemática que fazem uso de recursos didáticos manipulativos, voltadas para a Educação Básica; e selecionar as propostas baseadas em Geometria Espacial utilizando materiais concretos e relacionar essas propostas a Objetos de aprendizagem e Habilidades matemáticas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Nosso estudo teve natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e documental, uma vez que as atividades foram levantadas de livros e roteiros desenvolvidos pela equipe do Projeto Probex. O referencial teórico da investigação teve como base a Teoria Van Hiele para o pensamento geométrico e os Objetos de conhecimento e Habilidades da BNCC (Brasil, 2018), pois se trata do documento mais recente, mas também tratamos acerca dos PCN (Brasil, 1998) e dos materiais manipulativos para o ensino de Geometria Espacial (Smole; Diniz, 2016). Nosso levantamento foi desenvolvido utilizando propostas de recursos didáticos manipulativos e algumas atividades exploratórias que proporcionam maior participação dos alunos e auxiliam no desenvolvimento do pensamento geométrico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALVES, G. S.; SAMPAIO, F. F. O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 10 p. (Relatório Técnico, 20/02). BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Matemática: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: 2018. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática. Ensino de quinta à oitava série. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998: terceiro e quarto ciclos. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática. Ensino Médio. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2002: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. GITIRANA, V. (org.). Jogos com Sucata na Educação Matemática. Recife: NEMAT, 2013. KALEFF, A. M. M. R. Novas tecnologias no ensino da matemática: tópicos em ensino de geometria. 2 ed. CEAD/UFF, 2016. KONZEN, S.; BERNARDI, L. T. M. S.; CECCO, B. L. O CAMPO DO ENSINO DE GEOMETRIA NO BRASIL: DO BRASIL COLÔNIA AO PERÍODO DO REGIME MILITAR. Hipátia, Instituto Federal de São Paulo, v.2 n.2, p. 58-70, dez. 2017. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/712. Acesso em: 01 de agosto de 2023. LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. MACHADO, N. J. Os poliedros de platão e os dedos da mão. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1990. MENDES, I. A. Tendências metodológicas no ensino de matemática. Belém: EdUFPA, 2008. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale: 2013. RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M.; GAUDENCIO JUNIOR, S. A geometria do origami: atividades de ensino com dobraduras. 2 ed. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018. 60 ROGENSKI, M. L. C.; PEDROSO, S. M. D. O Ensino da Geometria na Educação Básica: realidade e possibilidades. 2009. Disponível em: https://bit.ly/3gr6jsF. Acesso em: 07 de outubro de 2023. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Materiais manipulativos para o ensino de sólidos geométricos. Porto Alegre: Penso, 2016. VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores em sala de aula; tradução Paulo Henrique Colonese. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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