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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29966
Tipo: | Dissertação |
Título: | Reflexões da criança sobre sua escrita em ambientes tecnológicos |
Autor(es): | Alfrêdo, Jocielle Sousa de |
Primeiro Orientador: | Faria, Evangelina Maria Brito de |
Resumo: | Na contemporaneidade, a leitura e a escrita no impresso abrem espaço para a leitura e a escrita no suporte digital, ou na tela (LÉVY, 1999; FREITAS, 2005). Hoje, é cada vez mais observável crianças e jovens escrevendo e interagindo em espaços virtuais. Sendo, portanto, necessário à escola, como, também, a professores, integrar os letramentos digitais às suas práticas de ensino. A escola imersa neste contexto deve não levantar muros para estes novos processos que se reacendem na sociedade contemporânea, mas, antes, estabelecer vínculos com os suportes tecnológicos. Pesquisas nos campos da área da Alfabetização e Letramento Digital (FRADE, 2015; PRENSKY, 2001; ROJO, 2012; SOARES, 2006, 2020), têm direcionado o seu olhar científico na busca de compreender como se processam nestes seres nativos digitais estas novas modalidades de escrita. Situada em uma perspectiva interacionista da linguagem, partimos de estudos para concepção de língua e multiletramentos (ANTUNES, 2009; BAKHTIN, 1995; ROJO, 2012; SCHNEUWLY, 2004) e nos estudos que dialogam com educação e mídias digitais (FRADE, 2015; MORAN, 2013; RIBEIRO, 2016). A presente dissertação tem como objetivo analisar reflexões de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental sobre suas produções textuais em ambientes tecnológicos, para compreensão de suas hipóteses no plano textual e possibilitar uma melhor mediação do processo da construção de textos escritos nos multiletramentos. A metodologia utilizada para o alcance dos objetivos foi a abordagem qualitativa de natureza interpretativista. Para essa pesquisa, foram selecionadas quatro crianças de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de João Pessoa. Para a escrita de textos, partiu-se da escuta de histórias literárias infantis no YouTube. Toda a sequência didática será explicitada com maiores detalhes no capítulo da metodologia. Nossa amostragem inicial conta com a participação de duas crianças. Os resultados dessa dissertação indicam que a interação dos alunos com o suporte digital de texto favoreceu o desenvolvimento de habilidades que vão além da escrita no impresso, pois não se resume à aprendizagem do desenho das letras e os signos linguísticos, mas de processar essas habilidades em um suporte que inclui o contato com o outro, múltiplas formas de expressão em gêneros digitais, uma escrita em multimodalidade, que passeia entre emaranhado de links, que há uma singular forma de registro dos caracteres linguísticos. |
Abstract: | No abstract. RESUMEN. En la contemporaneidad, la lectura y la escritura impresas dan paso a la lectura y escritura em medios digitales, o en pantalla (LÉVY, 1999; FREITAS, 2005). Hoy en día, es cada vez más posible observar a niños y jóvenes escribiendo e interactuando en espacios virtuales. Por lo tanto, es necesario que la escuela así como los profesores integren las literacidades digitales en sus prácticas de enseñanza. La escuela inmersa en este contexto no debe construir muros para estos nuevos procesos que se reavivan en la sociedad contemporánea, sino estabelecer vínculos con los soportes tecnológicos. Investigaciones en los campos de Alfabetización y Literacidad Digital (FRADE, 2015; PRENSKY, 2001; ROJO, 2012; SOARES, 2006, 2020) han dirigido su mirada científica en la búsqueda de comprender cómo se procesan estas nuevas modalidades de escritura en estos seres nativos digitales. Situada en una perspectiva interaccionista del lenguaje, partimos desde estudios para la concepción de la lengua y multiliteracidades (ANTUNES, 2009; BAKHTIN, 1995; ROJO, 2012; SCHNEUWLY, 2004) y desde estudios que dialogan con la educación y los medios digitales (FRADE, 2015; MORAN , 2013; RIBEIRO, 2016). Esta disertación tiene como objetivo analizar las reflexiones de niños del 2º año de la Enseñanza Fundamental sobre sus producciones textuales en ambientes tecnológicos para comprender sus hipótesis en el plano textual y posibilitar una mejor mediación del proceso de construcción de textos escritos en las multiliteracidades. La metodología utilizada para alcanzar los objetivos fue el enfoque cualitativo de carácter interpretativo. Para esta investigación, fueron seleccionados cuatro niños de una clase del 2º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública del municipio de João Pessoa. Para la escritura de textos, partimos de la escucha de cuentos literarios infantiles en YouTube. Toda la secuencia didáctica se explicará con más detalle en el capítulo de metodología. Nuestra muestra inicial incluye la participación de dos niños. Los resultados de esta disertación indican que la interacción de los estudiantes con el soporte digital de texto favoreció el desarrollo de habilidades que van más allá de la escritura impresa, permitiendo processar esas habilidades en un soporte que incluye el contacto con el otro, múltiples formas de expresión en géneros digitales, una escritura en multimodalidad, que deambula entre una maraña de enlaces. |
Palavras-chave: | Linguística - Escrita Alfabetização Letramento digital Tecnologias digitais Linguistics - Writing Literacy Digital literacy Digital technologies Alfabetización Literacidad digital |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29966 |
Data do documento: | 9-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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