Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Hamilton Sérgio Nery de-
dc.date.accessioned2024-04-11T17:17:58Z-
dc.date.available2023-09-14-
dc.date.available2024-04-11T17:17:58Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29977-
dc.description.abstractHippolytus, by Euripides, is a play first performed in 428 BC during the Peloponnesian War, in which the author presents the story of the young Hippolytus, the fruit of the relationship between the epic hero Theseus and the queen of the Amazons, Hippolyta. In the plot, the young man chooses to chart his own destiny and departs from divine design and tradition in terms of the laws of the oikos and the polis. When Hippolytus comes of age, he decides to remain under the dominion of Artemis and the virginal sphere of the goddess. With this, he withdraws from social life and refuses the institution of marriage, under the legislation of Aphrodite. The goddess, in turn, appears in the plot in her terrible face to those who despise her, and acts as legislator to punish Hippolytus for having strayed from her designs. The aim of this dissertation is to analyze the dual role played by the goddess in Euripides' plot, using excerpts from the play Hippolytus as a corpus, the prologue being the main one. The work is based on theorists such as Florenzano (1996), Romilly (1998), Mossé (2008), the philosophers Plato and Aristotle, literary sources such as Homer and Hesiod, as well as elements of material culture, with photographs of Greek artifacts found in Tarento (Italy).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-11T17:17:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HamiltonSérgioNeryDeMedeiros_Dissert.pdf: 1631341 bytes, checksum: 44bbee3635f8a5f915f7aabee28df8ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-11T17:17:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HamiltonSérgioNeryDeMedeiros_Dissert.pdf: 1631341 bytes, checksum: 44bbee3635f8a5f915f7aabee28df8ca (MD5) Previous issue date: 2023-07-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPeças - Hipólitopt_BR
dc.subjectEurípidespt_BR
dc.subjectAfroditept_BR
dc.subjectLegisladora ateniensept_BR
dc.subjectCasamentopt_BR
dc.subjectEuripidespt_BR
dc.subjectHippolytuspt_BR
dc.subjectAphroditept_BR
dc.subjectAthenian legislatorpt_BR
dc.subjectMarriagept_BR
dc.titleDeusa do amor e legisladora ateniense: o duplo protagonismo de Afrodite em Hipólito, de Eurípidespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Colonnelli, Marco Valério Classe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1798633580735618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9380148558354568pt_BR
dc.description.resumoHipólito, de Eurípides, é uma peça representada inicialmente no ano 428 a.C. durante a guerra do Peloponeso, em que o autor apresenta a história do jovem Hipólito, fruto da relação do herói épico Teseu com a rainha das amazonas, Hipólita. Na trama, o jovem escolhe traçar seu próprio destino e se afasta dos desígnios divinos e da tradição no que tange as leis do oikos e da pólis. Hipólito, ao atingir a maioridade, decide permanecer sob os domínios de Ártemis e da esfera virginal concernente à deusa. Com isto, se afasta do convívio social e recusa a instituição do casamento, sob a legislação de Afrodite. A deusa, por sua vez, apresenta-se na trama sob sua face terrível aos que lhe desprezam, e atua como legisladora para punir Hipólito por ter se afastado de seus desígnios. Esta dissertação tem por objetivo analisar o duplo protagonismo que a deusa exerce na trama de Eurípides, tendo como corpus trechos da peça Hipólito, sendo o prólogo o principal deles. O trabalho apoia-se em teóricos, como Florenzano (1996), Romilly (1998), Mossé (2008), nos filósofos Platão e Aristóteles, em fontes literárias, como Homero e Hesíodo, além de elementos da cultura material, com fotografias de artefatos gregos encontrado em Tarento (Itália).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HamiltonSérgioNeryDeMedeiros_Dissert.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons