Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29979| Tipo: | TCC |
| Título: | O laboratório de ensino de matemática e sua importância no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de campo sobre as perspectivas de professores e alunos de uma escola pública de João Pessoa |
| Autor(es): | Tomé, Joelder Lincoln Gomes |
| Primeiro Orientador: | Rêgo, Rogéria Gaudencio do |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar as percepções de um professor e alunos do Ensino Médio em relação ao Laboratório de Ensino de Matemática no contexto do processo de ensino e aprendizagem da disciplina, em uma escola pública localizada na cidade de João Pessoa. Para alcançar esse objetivo, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: Caracterizar o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) de uma escola pública estadual de Educação Básica na cidade de João Pessoa, incluindo seu acervo e estrutura; Analisar a percepção do professor em relação à importância e ao uso do LEM no ensino de Matemática; Investigar as percepções dos alunos sobre o LEM e sua relação com a aprendizagem matemática. Para conduzir esta pesquisa, nos baseamos em referências teóricas de Lorenzato (1995; 2004; 2021), Oliveira e Kikuchi (2018), Pérez e Turrioni (2021), Rêgo e Rêgo (2013, 2021), Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), entre outros. Quanto à metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e procedimentos de estudo de campo. Além de descrever o acervo e a estrutura do Laboratório da escola por meio de observações diretas e registros escritos, realizamos entrevistas com o(a) professor(a) de Matemática do Ensino Médio e aplicamos questionários a 75 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Os resultados destacaram o amplo acervo de materiais didáticos disponíveis no laboratório, que possibilita a exploração de diversos conceitos matemáticos. Além disso, o professor enfatizou a importância do LEM em promover maior participação e atenção dos alunos, mesmo com sua pouca utilização. Foi evidenciado que, nas percepções dos alunos, o Laboratório proporciona uma oportunidade de aplicar os conhecimentos de forma prática, tornando as aulas mais dinâmicas. Eles expressaram o desejo por uma maior utilização do LEM nas aulas de Matemática. Concluímos que o Laboratório de Ensino de Matemática potencializa o uso de metodologias mais dinâmicas no ensino de Matemática, e enfatizamos a importância de promover a capacitação dos professores, tanto na formação inicial de cursos de Matemática quanto na formação continuada, a fim de capacitá-los para explorar o potencial do LEM. |
| Abstract: | The present work aims to investigate the perceptions of a teacher and high school students in relation to the Mathematics Teaching Laboratory in the context of the teaching and learning process of the subject, in a public school located in the city of João Pessoa. To achieve this objective, we established the following specific objectives: Characterize the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) of a state public Basic Education school in the city of João Pessoa, including its collection and structure; Analyze the teacher's perception regarding the importance and use of LEM in teaching Mathematics; Investigate students' perceptions about LEM and its relationship with mathematical learning. To conduct this research, we were based on theoretical references from Lorenzato (1995; 2004; 2021), Oliveira and Kikuchi (2018), Pérez and Turrioni (2021), Rêgo and Rêgo (2013, 2021), Rêgo, Rêgo and Vieira (2012 ), between others. As for the methodology, we adopted a qualitative approach, exploratory objectives and field study procedures. In addition to describing the collection and structure of the school's Laboratory through direct observations and written records, we conducted interviews with the High School Mathematics teacher and and administered questionnaires to 75 students in the 2nd and 3rd year of high school. The results highlighted the wide collection of teaching materials available in the laboratory, which allows the exploration of various mathematical concepts. Furthermore, the teacher emphasized the importance of LEM in promoting greater participation and attention from students, even with its little use. It was evident that, in the students' perceptions, the Laboratory provides an opportunity to apply knowledge in a practical way, making classes more dynamic. They expressed the desire for greater use of LEM in Mathematics classes. We conclude that the Mathematics Teaching Laboratory enhances the use of more dynamic methodologies in teaching Mathematics, and we emphasize the importance of promoting the training of teachers, both in the initial training of Mathematics courses and in continuing training, in order to qualify them to explore the potential of LEM. |
| Palavras-chave: | Matemática Laboratório de ensino de matemática Materiais didáticos Ensino e aprendizagem de matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29979 |
| Data do documento: | 7-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JLGT11042024 .pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
