Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Caio Cesar de Lima-
dc.date.accessioned2024-04-12T16:59:44Z-
dc.date.available2024-04-12-
dc.date.available2024-04-12T16:59:44Z-
dc.date.issued2023-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29983-
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate the content related to 1st Degree Equations, present in the Algebra chapter of the textbook aimed at students in the 8th year of Elementary School II. The book under analysis is “Mathematics and Reality”, aimed at the 8th year of Elementary School and was designed by authors Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce and Antonio Machado, in its 10th edition, published by Saraiva Educação SA in 2022. The analysis of the text was made based on predefined criteria, that is, one that exclusively carried out one of the aspects underlying the analysis work: its analytical-descriptive function. This allowed the identification of the positive and negative aspects present in the didactic work under analysis. Finally, the study was based on compliance with the skills outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) regarding the aforementioned content, as well as aspects related to Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Records.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-12T16:59:44Z No. of bitstreams: 1 CCLS12042024.pdf: 1781188 bytes, checksum: a8381c571bfe0864a19711564185da36 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-12T16:59:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CCLS12042024.pdf: 1781188 bytes, checksum: a8381c571bfe0864a19711564185da36 (MD5) Previous issue date: 2023-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectLivro didático na matemáticapt_BR
dc.titleAnálise do livro didático de matemática no ensino de equações do 1º graupt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Edison Thadeu Bichara-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo a avaliação do conteúdo relacionado às Equações do 1º Grau, presente no capítulo de Álgebra do livro didático voltado para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II. O livro em análise é “Matemática e Realidade", destinado ao 8º ano do Ensino Fundamental e foi concebido pelos autores Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Machado, na sua 10ª edição, publicado pela editora Saraiva Educação SA no ano de 2022. A análise do texto foi feita com base em critérios predefinidos, ou seja, aquela que, exclusivamente, levou a efeito um dos aspectos subjacentes ao trabalho de análise: a sua função analíticodescritiva. Esta permitiu a identificação dos aspectos positivos e negativos presentes na obra didática em análise. Enfim, o estudo se fundamentou na observância ao atendimento às habilidades delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao supracitado conteúdo, bem como, nos aspectos relativos à Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCLS12042024.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.