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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29994
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise da experiência do usuário com os portais de transparência da câmara municipal e prefeituras de Mamanguape e Rio Tinto PB
Autor(es): Silva, Maria da Guia Sales da
Resumo: Por ser a contabilidade uma ciência que lida, entre outras coisas, com a informação financeira das entidades, é válido buscar a compreensão da percepção do cidadão, como usuário das informações financeiras da administração pública, quando esse se dispõe a buscá-las. Sob a orientação da profissão contábil, dotada da assertividade em evidenciar informações financeiras, a transparência das contas públicas poderia se dar de forma mais efetiva. O controle social das contas públicas é uma prerrogativa garantida ao cidadão tanto pela Constituição Federal, como por legislação específica, dentre elas a LAI (Lei de Acesso à Informação). O Portal de Transparência se configura como um importante instrumento para promover a prestação de contas (accountability) da gestão pública para com o cidadão, assim, surge a questão a que este artigo se propõe a investigar: Estariam satisfeitos os cidadãos que buscam informações da administração pública municipal com a usabilidade dos Portais de Transparência? Buscando contribuir para o aprimoramento dos portais de transparência das cidades contempladas com a pesquisa e incentivar a prática do controle social, evidenciando fatores que dificultam a experiência dos usuários; este trabalho pretende aferir se essas dificuldades estão ligadas às deficiências instrutivas dos usuários ou às interfaces, ou seja, à aparência dos portais verificados. O estudo permitiu observar que mesmo pessoas instruídas, inclusive com ensino superior completo, tiveram uma experiência difícil ao navegar nos portais avaliados. Essas dificuldades podem ser atribuídas à forma como as informações estão dispostas dentro desses portais, e não à ausência das mesmas. Percebeu-se que problemas com o aspecto visual dos portais se sobressaíram às dificuldades de navegação.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Controle Social
Transparência Publica
Transparência Digital
Experiencia do Usuário
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29994
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

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