Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30019
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Neta, Jacy Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T14:29:12Z | - |
dc.date.available | 2023-06-22 | - |
dc.date.available | 2024-04-17T14:29:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30019 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Work aimed to observe the morphological approach found in old and new high school text books. We analyzed two school grammars and two collections of teaching materials, which are: two volumes (old High School) and a single volume (new high school). We describe the morphology contents found in the investigated corpus. We observe how these contents are arranged in these materials and we have considerations regarding these points in relation to this teaching and these modality changes. In view of these analyses, we concluded that what was found in the study materials refers to traditional grammars addressing grammar classes and providing word formation in both teaching modalities. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-04-17T14:29:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMSN22062023.pdf: 457659 bytes, checksum: f965dd26db6b62750400212d7417024b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-17T14:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMSN22062023.pdf: 457659 bytes, checksum: f965dd26db6b62750400212d7417024b (MD5) Previous issue date: 2023-06-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Morfologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O ensino da morfologia a partir dos livros didáticos nas aulas de língua portuguesa do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rosana Costa | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de conclusão de Curso teve como objetivo observar a abordagem morfológica encontrada em livros didáticos do antigo e novo ensino médio. Analisamos duas gramáticas escolares e duas coleções de materiais didáticos, quais sejam: dois volumes (antigo Ensino Médio) e um volume único (novo ensino médio). Descrevemos os conteúdos de morfologia encontrados no corpus investigado. Observamos como esses conteúdos são dispostos nesses materiais e tecemos considerações a respeito desses pontos com relação a esse ensino e a essas mudanças de modalidade. Diante dessas análises concluímos que, o que foi encontrado nos materiais de estudo remete-se às gramáticas tradicionais dando enfoque as classes gramaticais e formação de palavras em ambas modalidades de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMSN22062023.pdf | 446,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons