Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeta, Jacy Maria da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-17T14:29:12Z-
dc.date.available2023-06-22-
dc.date.available2024-04-17T14:29:12Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30019-
dc.description.abstractThis Course Completion Work aimed to observe the morphological approach found in old and new high school text books. We analyzed two school grammars and two collections of teaching materials, which are: two volumes (old High School) and a single volume (new high school). We describe the morphology contents found in the investigated corpus. We observe how these contents are arranged in these materials and we have considerations regarding these points in relation to this teaching and these modality changes. In view of these analyses, we concluded that what was found in the study materials refers to traditional grammars addressing grammar classes and providing word formation in both teaching modalities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-04-17T14:29:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMSN22062023.pdf: 457659 bytes, checksum: f965dd26db6b62750400212d7417024b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-17T14:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMSN22062023.pdf: 457659 bytes, checksum: f965dd26db6b62750400212d7417024b (MD5) Previous issue date: 2023-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino da língua portuguesapt_BR
dc.titleO ensino da morfologia a partir dos livros didáticos nas aulas de língua portuguesa do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rosana Costa-
dc.description.resumoEste Trabalho de conclusão de Curso teve como objetivo observar a abordagem morfológica encontrada em livros didáticos do antigo e novo ensino médio. Analisamos duas gramáticas escolares e duas coleções de materiais didáticos, quais sejam: dois volumes (antigo Ensino Médio) e um volume único (novo ensino médio). Descrevemos os conteúdos de morfologia encontrados no corpus investigado. Observamos como esses conteúdos são dispostos nesses materiais e tecemos considerações a respeito desses pontos com relação a esse ensino e a essas mudanças de modalidade. Diante dessas análises concluímos que, o que foi encontrado nos materiais de estudo remete-se às gramáticas tradicionais dando enfoque as classes gramaticais e formação de palavras em ambas modalidades de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMSN22062023.pdf446,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons