Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30021
Tipo: TCC
Título: O ensino da literatura brasileira em sala de aula: trabalhando o conhecimento histórico e cultural do Brasil
Autor(es): Silva, João Batista Ribeiro da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Primeiro Coorientador: Leite, Diógenes de Figueiredo
Resumo: O propósito principal deste trabalho é analisar a importância do ensino literário brasileiro em sala de aula, observando o papel de alunos, professores e das escolas na prática desse ensino. O objetivo é apresentar como a literatura brasileira traz ganhos durante todo processo de crescimento educativo do aluno no ensino fundamental e médio, excedendo as expectativas apenas de “leitura” do senso comum, as melhoras são notáveis conforme apontado por grandes estudiosos como Rildo Cosson, Antônio Candido entre outros, além de examinar como esta disciplina é fonte de conhecimento histórico, cultural e social. Esta pesquisa bibliográfica consultou a diversos sites, artigos, periódicos e outras fontes disponibilizadas em outros meios de pesquisas, onde nós podemos ter um panorama dos benefícios do ensino com foco na literatura que podem ajudar no crescimento educacional e interpessoal do aluno, ampliando a sua convivência com os mais relevantes acontecimentos sociais presente na sociedade. A literatura transforma bons leitores em cidadãos conscientes de seus papéis no que diz respeito a ter suas próprias visões críticas e nas suas posições sobre os mais variados fatores no entorno de sua vida escolar, familiar, e em sua comunidade, e também melhora o senso de responsabilidade social para contribuir na construção de uma sociedade mais justa, já que qualquer indivíduo, que esteja preparado com conhecimentos consegue ser auto-independente nas suas escolhas e nos seus posicionamentos sobre qualquer assunto temático.
Abstract: The main purpose of this work is to analyze the importance of Brazilian literary teaching in the classroom, observing the role of students, teachers and schools in the practice of this teaching. The objective is to present how Brazilian literature brings gains throughout the process of student's educational growth in elementary and high school, exceeding expectations of just "reading" common sense, the improvements are notable as pointed out by great scholars such as Rildo Cosson, Antônio Candido among others, in addition to examining how this discipline is a source of historical, cultural and social knowledge. This bibliographical research consulted several sites, articles, periodicals and other sources available in other means of research, where we can have an overview of the benefits of teaching with a focus on literature that can help in the educational and interpersonal growth of the student, expanding their coexistence with the most relevant social events present in society. Literature transforms good readers into citizens aware of their roles with regard to having their own critical views and their positions on the most varied factors surrounding their school, family, and community life, and also improves the sense of belonging. social responsibility to contribute to the construction of a fairer society, since any individual who is prepared with knowledge can be self-independent in their choices and positions on any thematic subject.
Palavras-chave: Leitura
Ensino
Literatura Brasileira
História
Aluno
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30021
Data do documento: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBRS21062023.pdf400,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons