Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30034
Tipo: TCC
Título: Estágio supervisionado na UFPB Campus I: refletindo sobre jogos para ensinar matemática
Autor(es): Araújo, Matheus Mestre de Lima
Primeiro Orientador: Varella, Vinícius Martins
Resumo: Compreendendo a importância de termos uma boa formação inicial nos cursos de matemática, de modo específico na licenciatura em Matemática da UFPB Campus I e destacando a disciplina de Estágio Supervisionado I que tem se mostrado como um local de possíveis debates, reflexões e construções do fazer docente, decidimos fazer essa pesquisa. Trata-se, portanto, de juntar alguns aspectos que consideramos relevantes em que são: a qualidade na formação inicial dos licenciandos de matemática; a importância do estágio no intuito de capacitar o licenciando para suas práticas docentes futuras e; o uso de jogos para ensinar matemática. Com esse intuito, temos como objetivo geral desta pesquisa analisar a importância de estudar e refletir sobre jogos para ensinar matemática nos anos finais do ensino fundamental na disciplina de Estágio Supervisionado I para alunos da licenciatura em matemática na UFPB, Campus I. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: i) apontar os principais benefícios de usar jogos para ensinar matemática nos anos finais do ensino fundamental; ii) identificar as principais dificuldades para o uso de jogos no ensino da matemática; iii) relatar a experiência dos licenciandos em matemática ao discutirem sobre o uso de jogos para ensinar matemática na disciplina de Estágio Supervisionado I. A fundamentação teórica está dividida em dois tópicos, um que trata sobre o Estágio Supervisionado na formação docente e ou outro que discute sobre jogos para ensinar matemática. Destacamos alguns dos teóricos que nos ajudaram com suas ideias na composição da fundamentação teórica desta pesquisa, são eles: Borges e Bitter (2018), Schmidt (2014), Linhares et al (2014), Tardif (1991), Mesquita (2021), Aranão (2007), Canova (2016) e Gonzaga et al (2017), D’Ambrósio (2005), BNCC (2018), Kishimoto (2017). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, onde os sujeitos são alunos do curso de licenciatura em matemática da UFPB, Campus I, que necessariamente cursaram ou estão cursando a disciplina de Estágio Supervisionado I no período de 2021.2 a 2023.1 e, que tiveram a experiência de estudar jogos para ensinar matemática nessa disciplina. O instrumento de coleta usado foi um questionário via Google Forms para que esses sujeitos pudessem responder a perguntas que dessem conta dos objetivos da pesquisa. Vale ressaltar que a escolha por essa disciplina se deu devido a sabermos que é a única do curso de licenciatura da UFPB, Campus I que tem em sua ementa o conteúdo de jogos para ensinar matemática. Podemos adiantar como principais resultados da pesquisa, a partir dos dados coletados, que usar jogos para ensinar matemática pode contribuir para o aprendizado dos alunos, do mesmo modo que pode lhes permitir construir estratégias de resolução de problemas e, ainda colaborar no processo de interação social com seus colegas e com o professor. Na mesma direção, ressalta-se que a disciplina de Estágio Supervisionado I tem sido um diferencial na formação desses licenciandos como um lugar de debate e reflexão sobre questões da prática e formação docente.
Abstract: Understanding the importance of having good initial training in mathematics courses, specifically in the Mathematics degree at UFPB Campus I and highlighting the Supervised Internship I discipline, which has proven to be a place for possible debates, reflections and constructions of teaching, we decided to do this research. It is, therefore, a question of bringing together some aspects that we consider relevant, which are: the quality of the initial training of mathematics graduates; the importance of the internship in order to train the graduate for their future teaching practices and; the use of games to teach mathematics. With this aim, the general objective of this research is to analyze the importance of studying and reflecting on games to teach mathematics in the final years of elementary school in the discipline of Supervised Internship I for mathematics degree students at UFPB, Campus I. To this end, we outline as specific objectives: i) point out the main benefits of using games to teach mathematics in the final years of elementary school; ii) identify the main difficulties in using games in teaching mathematics; iii) report the experience of mathematics undergraduates when discussing the use of games to teach mathematics in the Supervised Internship I discipline. The theoretical foundation is divided into two topics, one that deals with Supervised Internship in teacher training and another that discusses games to teach mathematics. We highlight some of the theorists who helped us with their ideas in composing the theoretical foundation of this research, they are: Borges e Bitter (2018), Schmidt (2014), Linhares et al (2014), Tardif (1991), Mesquita (2021), Aranão (2007), Canova (2016) e Gonzaga et al (2017), D’Ambrósio (2005), BNCC (2018), Kishimoto (2017). This is, therefore, qualitative research, where the subjects are students of the mathematics degree course at UFPB, Campus I, who necessarily attended or are currently attending the Supervised Internship I discipline in the period from 2021.2 to 2023.1 and who had the experience of studying games to teach mathematics in this subject. The collection instrument used was a questionnaire via Google Forms so that these subjects could answer questions that reflected the research objectives. It is worth mentioning that the choice for this subject was due to the knowledge that it is the only one in the undergraduate course at UFPB, Campus I that has on its menu the content of games to teach mathematics. We can advance the main results of the research, based on the data collected, that using games to teach mathematics can contribute to student learning, in the same way that it can allow them to build problemsolving strategies and also collaborate in the process of social interaction with your classmates and the teacher. In the same direction, it is noteworthy that the Supervised Internship I discipline has been a differentiator in the training of these graduates as a place for debate and reflection on issues of teaching practice and training.
Palavras-chave: Matemática
Formação docente
Jogos para ensinar matemática
Estágio supervisionado em matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30034
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMLA17042024 .pdf612,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.