Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30042
Tipo: | TCC |
Título: | A LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM CÍRCULOS DE LEITURA |
Autor(es): | SILVA, ANAÍZA DURVAL DA |
Primeiro Orientador: | Batista, Maria Luiza Teixeira |
Resumo: | Este trabalho trata da importância da literatura nas aulas de língua espanhola como língua estrangeira e relata uma experiência com Círculos de Leitura no Ensino Médio. Teve como objetivos incentivar a leitura de literatura em língua espanhola, auxiliar no desenvolvimento das competências leitora e literária dos alunos e promover a formação de uma comunidade de leitores. Parti da hipótese de que a literatura, além de ser importante, traz várias contribuições desde o âmbito cognitivo ao afetivo quando nos humaniza. A experiência aqui relatada foi avaliada desde o ponto de vista qualitativo-interpretativista, isto é, partindo da análise e interpretação das atividades realizadas pelos alunos durante a oficina Círculo de Leitura. Esse trabalho foi possível graças à disciplina optativa de “Literatura e Ensino” que me possibilitou estudar o material teórico que serviu de sustentação para este trabalho, como os textos de Rildo Cosson (2007, 2020), de Antonio Mendoza Fillola (1998, 2006), de Josep Ballester (2009, 2016) e de Noelia Ibarra (2009, 2016). Além dos projetos “Literatura na aula de língua espanhola no ensino médio” e “Programa de Residência Pedagógica” que me deram a oportunidade de conhecer a realidade escolar e, assim, organizar o Círculo de Leitura. Este trabalho contribuiu para aproximar o aluno da literatura, porque promoveu a leitura literária na escola e contribuiu para o desenvolvimento das competências leitora e literária dos alunos, além do aprimoramento na compreensão da língua espanhola. O trabalho também demonstrou que a literatura pode desempenhar um papel fundamental no ensino de espanhol como língua estrangeira. |
Abstract: | Este trabajo aborda la importancia de la literatura en las clases de lengua española como lengua extranjera y relata una experiencia con Círculos de Lectura en la Enseñanza Media. Tuvo como objetivos fomentar la lectura de literatura en lengua española, ayudar en el desarrollo de las competencias lectoras y literarias de los estudiantes y promover la formación de una comunidad de lectores. Partí de la hipótesis de que la literatura, además de ser importante, aporta diversas contribuciones, desde el ámbito cognitivo hasta el afectivo, cuando nos humaniza. La experiencia aquí relatada se evaluó desde el punto de vista cualitativo-interpretativo, es decir, partiendo del análisis e interpretación de las actividades realizadas por los alumnos durante el taller del Círculo de Lectura. Este trabajo fue posible gracias a la asignatura optativa de "Literatura y Enseñanza", que me permitió estudiar el material teórico que sirvió como fundamento para este trabajo, como los textos de Rildo Cosson (2007, 2020), de Antonio Mendoza Fillola (1998, 2006), de Josep Ballester (2009, 2016) y de Noelia Ibarra (2009, 2016). Además de los proyectos "Literatura en la clase de lengua española en la enseñanza media" y "Programa de Residência Pedagógica", que me permitieron conocer la realidad escolar y, así, llevar a cabo el Círculo de Lectura. Este trabajo contribuyó a acercar al estudiante a la literatura, porque fomentó la lectura literaria en la escuela y contribuyó al desarrollo de las competencias lectoras y literarias de los alumnos, además de mejorar la comprensión de la lengua española. El trabajo también demostró que la literatura puede desempeñar un papel fundamental en la enseñanza de español como lengua extranjera. |
Palavras-chave: | Literatura; Ensino; Círculo de Leitura (CL); Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) Literatura; Enseñanza; Círculo de Lectura (CL); Español como Lengua Extranjera (ELE) |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30042 |
Data do documento: | 27-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DURVAL, Anaiza (2023) A literatura nas aulas de língua espanhola Uma experiência com círculos de leitura.pdf | 8,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.