Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30043
Tipo: TCC
Título: IMPORTÂNCIA DO TEXTO POÉTICO, NA AQUISIÇÃO DE ELE: O HAICAI COMO RESPOSTA À EXIGUIDADE TEMPORAL NAS AULAS DA EJA.
Autor(es): SALES, FERNANDA ALINE SANTOS DE
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Maria Mercedes Ribeiro Pessoa
Resumo: A educação brasileira há muito tempo, tem sofrido grande descaso, chegando, praticamente, à beira de um colapso. Embora, ultimamente, tenha melhorado significativamente, ainda se encontra longe do que se considera ideal para uma educação de qualidade. A indiferença das políticas públicas, extrema pobreza de parte significativa da população, ou necessidade de auxiliar na renda familiar, entre tantos outros motivos, são alguns dos fatores que se podem mencionar. O que leva a compreender, por que, tardiamente, tantas pessoas retornam à sala de aula, como acontece na EJA (Educação de Jovens e Adultos), e a perceber a grande relevância deste programa. Este trabalho de pesquisa surge pela necessidade de atender a estes alunos, considerando o contexto no qual estão inseridos, o distinto perfil que possuem e a exigüidade de tempo que a grade curricular de EJA disponibiliza para a disciplina de Língua Espanhola. Por esta razão se utiliza o texto poético do Haicai como agente facilitador para os aprendizes de ELE (Espanhol como Língua Estrangeira), visando possibilitar-lhes uma aquisição prazerosa de uma língua adicional, nesse caso, o espanhol. A importância deste trabalho vai além do que, simplesmente, habilitá-los a identificar os indicadores de códigos linguísticos; pois visa, também, motivá-los á prática da leitura e compreensão de textos literários, agregando-lhes um valioso conhecimento, a fim de gerar resultados positivos durante todo o seu processo de aprendizagem.
Abstract: La educación brasileña ha sufrido un gran abandono durante mucho tiempo, llegando prácticamente al borde del colapso. Aunque, últimamente, ha mejorado significativamente, todavía está lejos de lo que se considera ideal para una educación de calidad. La indiferencia de las políticas públicas, la extrema pobreza de una parte significativa del pueblo, o la necesidad de mejorar los ingresos familiares, entre muchas otras razones, son algunos de los factores que se pueden mencionar. Ello permite comprender por qué tantas personas regresan tan tarde a las aulas, como sucede en la EJA (Educación de Jóvenes y Adultos), y a reconocer la gran relevancia de este programa. Este trabajo de investigación surge de la necesidad de atender a estos estudiantes, considerando el contexto en el que se insertan, sus características específicas y la exigüidad de tiempo que el sistema curricular de la EJA dedica a la asignatura de Lengua Española. Por esta razón se utiliza el texto poético del Haiku como elemento facilitador para los estudiantes de ELE (Español como Lengua Extranjera), con el objetivo de posibilitarles la adquisición placentera de una lengua adicional, en este caso, el español. La importancia de este trabajo no se circunscribe a permitirles identificar los indicadores de códigos lingüísticos, sino también a motivarlos a practicar la lectura y comprensión de textos literarios, sumando conocimientos, para generar resultados positivos a lo largo de todo su proceso de aprendizaje.
Palavras-chave: Haicai; Leitura Literária; Aprendizagem de ELE; EJA.
Haiku; Lectura Literaria; Aprendizaje de ELE; EJA.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30043
Data do documento: 1-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.