Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Andreia Pires de-
dc.date.accessioned2024-04-18T17:11:06Z-
dc.date.available2023-09-19-
dc.date.available2024-04-18T17:11:06Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30049-
dc.description.abstractThe public policies emerged as guidelines to guide the state government actions. With the Federal Constitution of 1988, public policies on higher education were strengthened, resulting in the current student assistance policy, regulated by the Decree No. 7234/2010, which established the National Student Assistance Program (PNAES). The program aims the permanence of socioeconomic vulnerability students and consists of reducing the number of retention and evasion of students in higher education. Among the actions of PNAES, we have Health Care. From this perspective, this work analyzes the student assistance policy at the Federal University of Paraíba (UFPB), on campus João Pessoa, trying to understand how UFPB, limited to the institution number 1 Campus, carry out student care actions within the scope of Health Care. Thus, our general objective is to investigate the actions for student ́s Health Care through the Student Assistance Policy at Campus 1 of UFPB. This study was carried out through a qualitative approach research, of an applied nature with a descriptive purpose of the studied object. The technical procedures were carried out by bibliographical, documentary and survey research through the application of questionnaires and semi-structured interviews to the research subjects. The data analysis was carried out by the Content Analysis method from the perspective of Laurence Bardin. The research took place on UFPB campus I, with 10 (ten) students regularly enrolled in undergraduate courses at the Health Sciences Center (CCS), residents of the university residence and the Health Care Reference Center (CRAS) users from UFPB. The research showed that there is low dissemination of the student assistance policy within the UFPB campus and that students have late knowledge of the CRAS service. There are also transitions in management regarding access, referral and counter-referral of medical specialties, which causes students to be dissatisfied with the progress of health treatment. Despite this, the CRAS was well evaluated by the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-18T17:11:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndreiaPiresDeSouza_Dissert.pdf: 2072599 bytes, checksum: f3ef4693315a13e978e8c6fe1b36e09c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-18T17:11:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndreiaPiresDeSouza_Dissert.pdf: 2072599 bytes, checksum: f3ef4693315a13e978e8c6fe1b36e09c (MD5) Previous issue date: 2023-08-22en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superior - Políticas públicaspt_BR
dc.subjectAtenção à saúde - Assistência estudantilpt_BR
dc.subjectAssistência estudantil - Residência universitáriapt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.titlePolítica de assistência estudantil : uma abordagem no contexto da atenção à saúde na Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Lins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382809711342195pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108502259654511pt_BR
dc.description.resumoAs políticas públicas surgiram como diretrizes para nortear as ações governamentais do Estado. Com a Constituição Federal de 1988, as políticas públicas da educação superior se fortaleceram, resultando na atual política de assistência estudantil, regulamentada pelo Decreto n° 7234/2010, que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O programa visa a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e consiste em reduzir o número de retenção e evasão dos discentes na educação superior. Dentre as ações do PNAES, temos a Atenção à Saúde. Nesta perspectiva, este trabalho analisa a política de assistência estudantil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa, buscando compreender como a UFPB, limitando-se ao Campus I da instituição, realiza as ações de assistência estudantil no âmbito da Atenção à Saúde. Assim, temos como objetivo geral investigar as ações de Atenção à Saúde do discente através da Política de Assistência Estudantil no campus I da UFPB. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada com finalidade descritiva do objeto em estudo. Os procedimentos técnicos foram realizados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento (survey) através da aplicação de questionários e entrevistas com roteiro semiestruturado aos sujeitos da pesquisa. A análise dos dados se deu através do método da Análise de Conteúdo na ótica de Laurence Bardin. A pesquisa ocorreu no campus I da UFPB, com 10 (dez) alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), moradores da residência universitária e usuários do Centro de Referência de Atenção à Saúde (CRAS), da UFPB. A pesquisa evidenciou que existe pouca divulgação da política de assistência estudantil dentro do campus da UFPB e que os discentes possuem conhecimento do serviço do CRAS de maneira tardia. Há, também, fragilidades no gerenciamento quanto ao acesso, referência e contra-referência das especialidades médicas, o que causa insatisfação dos alunos em relação ao andamento do tratamento em saúde. Apesar disso, o CRAS foi bem avaliado pelos alunos. Como produto pedagógico, propomos a criação de uma cartilha digital contendo informações sobre a política de assistência estudantil e o serviço de saúde da instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreiaPiresDeSouza_Dissert.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons