Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30049
Tipo: | Dissertação |
Título: | Política de assistência estudantil : uma abordagem no contexto da atenção à saúde na Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Souza, Andreia Pires de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Mariana Lins |
Resumo: | As políticas públicas surgiram como diretrizes para nortear as ações governamentais do Estado. Com a Constituição Federal de 1988, as políticas públicas da educação superior se fortaleceram, resultando na atual política de assistência estudantil, regulamentada pelo Decreto n° 7234/2010, que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O programa visa a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e consiste em reduzir o número de retenção e evasão dos discentes na educação superior. Dentre as ações do PNAES, temos a Atenção à Saúde. Nesta perspectiva, este trabalho analisa a política de assistência estudantil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa, buscando compreender como a UFPB, limitando-se ao Campus I da instituição, realiza as ações de assistência estudantil no âmbito da Atenção à Saúde. Assim, temos como objetivo geral investigar as ações de Atenção à Saúde do discente através da Política de Assistência Estudantil no campus I da UFPB. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada com finalidade descritiva do objeto em estudo. Os procedimentos técnicos foram realizados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento (survey) através da aplicação de questionários e entrevistas com roteiro semiestruturado aos sujeitos da pesquisa. A análise dos dados se deu através do método da Análise de Conteúdo na ótica de Laurence Bardin. A pesquisa ocorreu no campus I da UFPB, com 10 (dez) alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), moradores da residência universitária e usuários do Centro de Referência de Atenção à Saúde (CRAS), da UFPB. A pesquisa evidenciou que existe pouca divulgação da política de assistência estudantil dentro do campus da UFPB e que os discentes possuem conhecimento do serviço do CRAS de maneira tardia. Há, também, fragilidades no gerenciamento quanto ao acesso, referência e contra-referência das especialidades médicas, o que causa insatisfação dos alunos em relação ao andamento do tratamento em saúde. Apesar disso, o CRAS foi bem avaliado pelos alunos. Como produto pedagógico, propomos a criação de uma cartilha digital contendo informações sobre a política de assistência estudantil e o serviço de saúde da instituição. |
Abstract: | The public policies emerged as guidelines to guide the state government actions. With the Federal Constitution of 1988, public policies on higher education were strengthened, resulting in the current student assistance policy, regulated by the Decree No. 7234/2010, which established the National Student Assistance Program (PNAES). The program aims the permanence of socioeconomic vulnerability students and consists of reducing the number of retention and evasion of students in higher education. Among the actions of PNAES, we have Health Care. From this perspective, this work analyzes the student assistance policy at the Federal University of Paraíba (UFPB), on campus João Pessoa, trying to understand how UFPB, limited to the institution number 1 Campus, carry out student care actions within the scope of Health Care. Thus, our general objective is to investigate the actions for student ́s Health Care through the Student Assistance Policy at Campus 1 of UFPB. This study was carried out through a qualitative approach research, of an applied nature with a descriptive purpose of the studied object. The technical procedures were carried out by bibliographical, documentary and survey research through the application of questionnaires and semi-structured interviews to the research subjects. The data analysis was carried out by the Content Analysis method from the perspective of Laurence Bardin. The research took place on UFPB campus I, with 10 (ten) students regularly enrolled in undergraduate courses at the Health Sciences Center (CCS), residents of the university residence and the Health Care Reference Center (CRAS) users from UFPB. The research showed that there is low dissemination of the student assistance policy within the UFPB campus and that students have late knowledge of the CRAS service. There are also transitions in management regarding access, referral and counter-referral of medical specialties, which causes students to be dissatisfied with the progress of health treatment. Despite this, the CRAS was well evaluated by the students. |
Palavras-chave: | Educação superior - Políticas públicas Atenção à saúde - Assistência estudantil Assistência estudantil - Residência universitária Public policies Higher education Student assistance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30049 |
Data do documento: | 22-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndreiaPiresDeSouza_Dissert.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons